Observando os Rios

Seja um voluntário da causa Água Limpa, monitorando a qualidade da água dos rios de sua cidade e região.

O Observando os Rios é um projeto que reúne comunidades e as mobiliza para monitorar a qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água das localidades onde elas vivem.

Todos podem participar do Observando os Rios com grupos de monitoramento já existentes, ou ajudando a criar novos grupos em rios e mananciais de suas comunidades.

O monitoramento da água é realizado com uma metodologia desenvolvida pela SOS Mata Atlântica e que utiliza um kit de análise e indicadores de percepção para levantar o Índice de Qualidade da Água (IQA), que é um padrão internacional adotado para avaliar a condição ambiental da água doce.

Os grupos fazem a coleta e a medição da qualidade da água uma vez por mês e disponibilizam os resultados em um banco de dados na internet.

Os indicadores levantados por todos os grupos de monitoramento são reunidos em relatórios técnicos anuais que  formam o retrato da qualidade da água dos rios dos 17 estados da Mata Atlântica.

Junte-se a nós nessa causa.

Entre em contato e ajude a monitorar a qualidade da água em sua comunidade.

Se quiser saber mais ou como participar, envie mensagem para info@sosma.org.br

 

Os principais rios brasileiros apresentam índices preocupantes em relação à qualidade e disponibilidade da água. Cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água limpa, apenas 40% do esgoto no Brasil é tratado e mais de 70% das doenças que levam a internações no Sistema Único de Saúde decorrem de contato com água contaminada.

A Fundação SOS Mata Atlântica trabalha e mobiliza por água limpa e rios saudáveis. Por meio do Observando os Rios, reúne voluntários para monitorar a qualidade da água dos rios da Mata Atlântica. Os resultados são divulgados periodicamente, como forma de alertar a sociedade e o poder público e contribuir para o aperfeiçoamento da legislação em torno desse tema.

A iniciativa conta com mais de 250 grupos de monitoramento que analisam aproximadamente 300 pontos e 230 rios dos 17 estados da Mata Atlântica e Distrito Federal. Cerca de 3,6 mil pessoas estão envolvidas e engajadas pela melhoria da qualidade da água dos rios da Mata Atlântica.

O projeto atualmente tem o patrocínio da Ypê e da Sompo.

Seja um voluntário e ajude a avaliar a qualidade da água em sua comunidade. Saiba como participar.

Há mais de 26 anos, o projeto Observando os Rios sensibiliza comunidades e capacita voluntários para monitorar a qualidade da água.

Tudo começou em 1991, com uma campanha que reuniu 1,2 milhão de assinaturas em prol da recuperação do Rio Tietê e originou o primeiro projeto de monitoramento da qualidade da água por voluntários, o “Observando o Tietê”.

Para agregar outras bacias hidrográficas, a iniciativa foi ampliada e passou a se chamar “Observando os Rios”. Em nova fase, o projeto agora tem como objetivo formar 10 grupos de monitoramento da qualidade da água em cada um dos 17 estados da Mata Atlântica.

Observando os Rios:

• 250 grupos de voluntários realizam o monitoramento da qualidade da água;
• 301 pontos são monitorados em 230 rios da Mata Atlântica;
• A iniciativa está em 106 municípios de 17 estados e Distrito Federal;
• Cerca de 3.500 pessoas estão envolvidas diretamente.