O evento que integrou as festividades do Viva a Mata – edição 2022 representou uma oportunidade de saber mais sobre os recursos hídricos em áreas urbanas
31 de maio de 2022Na manhã do sábado, dia 28 de maio, a equipe da SOS Mata Atlântica, ao lado de voluntários e de moradores do bairro Sumarezinho, na cidade de São Paulo, organizou uma caminhada pelo Córrego das Corujas. Entre casas e pequenos prédios do maior centro urbano do país vertem nascentes da Mata Atlântica. “Embora a correria do cotidiano não nos permita observar, existem mais de mil rios canalizados somente na capital paulista. Embora as cidades tenham sido projetadas para as ruas, não podemos nos esquecer que muitos rios correm por aqui e que é nossa missão conservá-los”, afirmou Gustavo Veronesi, coordenador da causa Água Limpa na Fundação.
Durante o trajeto, além das conhecer e sinalizar as nascentes, os participantes puderam observar trechos de rio a céu aberto, conhecer um parque linear e visitar uma horta comunitária mantida pelos moradores do bairro. Enquanto caminhavam, discutiam sobre a interferência do urbanismo no curso dos rios, a necessidade de conservarmos áreas arborizadas mesmo nas zonas urbanas e o quanto esses pequenos córregos são importantes para o abastecimento das cidades e para a qualidade de vida da população.
Os mais de 60 participantes também puderam realizar uma atividade de monitoramento dos rios. A ação é realizada durante todo o ano por mais de 3 mil voluntários, em mais de 300 pontos coletas, distribuídos em todos os estados que compõem a Mata Atlântica. Com os dados coletados periodicamente, o projeto Observando os Rios consegue informar, alertar a população e poder público e divulgar os relatórios sobre a qualidade da água das bacias hidrográficas do bioma. Estes dados são utilizados em políticas públicas, em decisões judiciais em prol da conservação hídrica, e pela academia. Os interessados podem acessar a plataforma com os indicadores da situação dos rios e informações sobre saneamento e saúde pública.
A caminhada pelo Córrego das Corujas marcou o fim das celebrações do Viva a Mata – edição 2022, evento realizado em comemoração ao dia da Mata Atlântica (27 de maio). “Desejamos que as ações e iniciativas deste ano tenham transformado os participantes. Depois de dois anos sem atividades presenciais, foi muito importante termos celebrado juntos, seja plantando árvores nativas, conhecendo nascentes, homenageando parceiros e voluntários ou conhecendo o bioma e histórias que fazem parte desta floresta. Agora seguiremos o trabalho já idealizando e recebendo sugestões para o próximo ano de Viva a Mata”, contou Afra Balazina, diretora de comunicação e mobilização da SOS Mata Atlântica.
O Viva a Mata deste ano contou com a parceria do MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia) e teve apoio da Coca-Cola Femsa Brasil, Ypê e iFood.
Clique aqui e acesse as fotos da Caminhada pelo Córrego das Corujas