Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

2022: muitos desafios vencidos, novidades e conquistas

21 de dezembro de 2022

por Marcia Hirota
Presidente da Fundação SOS Mata Atlântica

e Luis Fernando Guedes Pinto
Diretor executivo da Fundação SOS Mata Atlântica

Um ano que valeu por muitos! Quantos acontecimentos, realizações e novidades. Em 2022, tivemos grandes mudanças institucionais, com trocas na presidência e na diretoria executiva da Fundação SOS Mata Atlântica e deslocamento da nossa sede de São Paulo para Itu, no interior do estado. O município escolhido já abrigava nosso Centro de Experimentos Florestais – que acaba de completar 15 anos e nesse período recebeu mais de 60 mil visitantes. Até o tetracampeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel, foi conhecer nossa nova casa em novembro.

Ao longo deste ano, divulgamos 8  estudos, com destaque para os dados de desmatamento no bioma – além do Atlas da Mata Atlântica, demos início ao Sistema de Alertas de Desmatamento –; relatórios sobre a qualidade da água dos rios; uma análise sobre a produção de alimentos no bioma e um artigo científico na revista Perspectives in Ecology and Conservation com lições e experiências para evitar que a trajetória de destruição da Mata Atlântica se repita na Amazônia. Toda essa produção de conhecimento, além de posicionamentos e artigos da Fundação, teve grande destaque na imprensa, em veículos como Jornal Nacional, Folha de S.Paulo, Valor Econômico, CNN e Deutsche Welle.

Participamos dos principais eventos ambientais mundiais, como a Conferência do Clima (COP22, no Egito) e a Conferência da Biodiversidade (COP15, no Canadá).

Nos tornamos parceiros oficiais da Década da ONU da Restauração de Ecossistemas e nos alegramos com a escolha da Mata Atlântica como um dos 10 ecossistemas referência no tema. O bioma concorreu com 156 iniciativas e foi reconhecido pelas ações de restauração que já foram realizadas com sucesso e pelo grande potencial futuro. Esperamos que isso possa canalizar mais recursos, parcerias e projetos para a restauração da Mata Atlântica acontecer em maior escala e velocidade, o que é essencial para a conservação da biodiversidade, a mitigação e adaptação de mudanças climáticas, para a garantia de água e outros serviços ecossistêmicos essenciais para a população brasileira e para o planeta.

No âmbito político, as eleições dominaram o segundo semestre. Preparamos e divulgamos nossas recomendações aos candidatos, elencadas na carta Retomar o Desenvolvimento. E trabalhamos arduamente, junto a outras organizações e parlamentares comprometidos com a causa, para evitar mais retrocessos no Congresso Nacional e barrar os projetos de lei antiambientais, com sucesso na maioria dos casos. Também dialogamos e oferecemos propostas à equipe de transição do novo governo.

2023 será um ano de reconstrução. Será preciso anular decretos e atos que desmantelaram a legislação ambiental brasileira e promover uma agenda ampla de descarbonização da economia, por meio de políticas alinhadas com a emergência climática e com a equidade socioambiental.

Nosso país se afastou da condição de potência e liderança ambiental planetária. Mas a emergência climática, além de ameaça, também representa chance para resgatar a liderança e abrir oportunidades para o desenvolvimento. O fim do desmatamento e a restauração dos ecossistemas são centrais para um futuro próspero e equitativo para os brasileiros.

Estamos convictos de que, para o país resgatar a credibilidade, é preciso dar prioridade ao meio ambiente. Faremos a nossa parte por um futuro mais verde e azul – porém não sozinhos. A cada passo estaremos bem acompanhados por nossos voluntários, doadores, parceiros, conselheiros e equipe aguerrida, a quem aproveitamos para agradecer todo apoio, empenho e dedicação.

Um 2023 com excelentes notícias para a Mata Atlântica e todos nós.  

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

ARTIGOS RELACIONADOS