Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Paraná, pare de desmatar a Mata Atlântica!

1 de agosto de 2016

Artigo de Marcia Hirota e Mario Mantovani* originalmente publicado na Gazeta do Povo A araucária é a árvore símbolo do Paraná. Pertencente à Mata Atlântica, até a década de 1970 foi a matéria-prima mais importante do setor madeireiro no país. Como resultado dessa exploração comercial, restam apenas 3% das florestas que abrigam essa espécie ameaçada de extinção.

Aos poucos, a araucária retoma seu papel de símbolo, porém o ressignica. Antes, de força e resistência, já que essa espécie de 200 milhões de anos enfrentou drásticas mudanças climáticas, se espalhando por metade do território do Paraná e alimentando, com seus frutos, animais e humanos. Hoje, a árvore simboliza o descompromisso do Governo do Paraná e órgãos de fiscalização com a conservação e proteção desse Patrimônio Natural.

A Mata Atlântica é o bioma predominante no Paraná, presente em 99% de sua área. Restam 11,7% da vegetação original – um pouco menos de 2,3 milhões de hectares (ha).

De acordo com os dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica divulgados em maio deste ano, o desmatamento voltou a avançar no Estado e com força – saltou de 921 hectares (ha) de florestas nativas desmatadas entre 2013 e 2014 para 1.988 ha no último período, aumento de 116%. E um dado ainda mais preocupante: do total devastado, 1.777 ha (89%) ocorreram em regiões de florestas com araucária.

Criado em 1985, o monitoramento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), permitiu nesta edição quantificar o desmatamento acumulado em alguns Estados nesses 30 anos. O Paraná lidera este ranking, com 456.514 ha desmatados, área que equivale aproximadamente à 11 cidades de Curitiba. O motivo: o Estado sempre criou resistência à Lei da Mata Atlântica (Lei 11.428/2006) e continua a promover sistematicamente subterfúgios para não aplicá-la, o que fica evidente nas licenças de corte que continuam a ser emitidas e também no apoio recente do Governo na alteração do Código Florestal e na aprovação de uma Lei Estadual que possibilita a perda de áreas naturais hoje protegidas.

Importante destacar que o Paraná, assim como os outros 16 Estados do bioma, é um dos signatários da carta “Nova História para a Mata Atlântica”, no qual as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente assumiram em maio de 2015 o compromisso de investir em restauração florestal e alcançar o desmatamento ilegal zero até 2018. Passado o primeiro ano do pacto, os dados apresentados pelo Atlas não apenas frustram a expectativa de já assistirmos os primeiros passos da erradicação do desmatamento, como apontam o quanto ainda precisa ser feito para que essas metas se tornem uma realidade.

A Mata Atlântica que ainda resta em pé deve ser vista como um ativo econômico cada vez mais importante para Estados e municípios. A prestação de serviços que vão da polinização à conservação da água e a estabilidade dos solos também faz da floresta uma importante aliada da agropecuária, atividade da qual ainda dependem muitos de seus Estados, como o Paraná. E o bioma, o mais próximo dos grandes centros urbanos, traz ainda uma série de oportunidades para o ecoturismo, um potencial ainda pouco aproveitado no país.

Só quando a agenda ambiental estiver no centro das decisões políticas, sociais e econômicas da gestão pública é que daremos um passo estratégico para que nosso país se desenvolva de forma sustentável. Como aponta a carta “Nova História para a Mata Atlântica”, a sociedade não admite mais que o desmatamento de nossas florestas seja o preço a pagar pela geração de riqueza. E o governo paranaense precisa ouvir esse recado: Paraná, pare de desmatar a Mata Atlântica!

*Marcia Hirota e Mario Mantovani são, respectivamente, diretora-executiva e diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, ONG brasileira que desenvolve projetos e campanhas em defesa das Florestas, do Mar e da qualidade de vida nas Cidades. Saiba como apoiar as ações da Fundação em www.sosma.org.br/apoie.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

ARTIGOS RELACIONADOS