2 anos de Brumadinho

Mata Atlântica em Debate: 2 anos do crime de Brumadinho

Dois anos depois de um dos maiores crimes socioambientais do Brasil, a comunidade da região ainda sofre com os impactos da tragédia, com as 270 vidas perdidas, entre elas 11 ainda desaparecidas, o aguardo da reparação de famílias, o prejuízo à qualidade da água do rio Paraopeba, entre outros.

Para falar sobre isso, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza seu primeiro webinar de 2021 como parte da série “Mata Atlântica em Debate“. Ao destacar os 2 anos do crime de Brumadinho a organização pretende ouvir especialistas sobre o rio Paraopeba e a comunidade da região afetados pela tragédia.

O evento será moderado pela jornalista Cristina Serra, autora do livro que fala sobre outro crime socioambiental, “ Tragédia em Mariana: A história do maior desastre ambiental do Brasil“ (2018), escrito após ter feito a cobertura do fato em 2015,  quando era repórter do Fantástico, da TV Globo. É autora também do livro “A Mata Atlântica e o Mico-Leão-Dourado“, colunista da Folha de S. Paulo e colaboradora do site Metrópoles.

Entre os especialistas participantes estará o promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador da área de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). Em 2015, ele foi responsável pelas investigações do caso de Mariana, na época como coordenador do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais (Nucam), também do MPMG. Após passar quatro anos na Promotoria de Direitos Humanos, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, voltou em 2021 para a área de Meio Ambiente.

A moradora de Brumadinho, Marina Oliveira, é outra participante. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da PUC-Minas, ela atua como coordenadora de Projetos para as comunidades atingidas pelo crime da Vale na cidade, pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

O evento contará com abertura de Malu Ribeiro, diretora da SOS Mata Atlântica e da presença de Marta Marcondes, professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, coordenadora do Laboratório de Análise Ambiental do Projeto Índice de Poluentes Hídricos (IPH) e que participou das expedições da SOS Mata Atlântica para monitorar a qualidade da água do rio Paraopeba.

The event is finished.

Data

20/01/2021
Expired!

Custo

Grátis

Mais Informações

Leia Mais
REGISTRAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.