Aqui Tem Mata

Já conhece o site interativo “Aqui Tem Mata”?

Quanto resta de Mata Atlântica na sua cidade? Você pode descobrir de forma rápida e interativa no hotsite “Aqui Tem Mata?”, que oferece uma busca online sobre a situação da floresta nos 3.429 municípios abrangidos pela Lei da Mata Atlântica.

Basta informar o nome do município ou CEP desejado, e a ferramenta retorna com dados e infográficos sobre as áreas de florestas, mangues e restingas associados à Mata Atlântica, incluindo tamanho da área verde, posição do município no ranking de desmatamento, comparação da área de floresta com campos de futebol, entre outras informações.

Os dados estão acessíveis a qualquer usuário para que possam ser utilizados com finalidades de pesquisa, educação, fonte de consulta e defesa da proteção da floresta

– Acesse o hotsite ‘Aqui Tem Mata’ pelo link: www.aquitemmata.org.br

As informações são extraídas do Atlas dos Municípios, que integra o Atlas da Mata Atlântica, produzido anualmente pela ONG em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o site também mostra onde estão as áreas protegidas de cada cidade, incluindo parques e reservas em níveis federais, estaduais e municipais, além das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), desde que tenham ao menos 3 hectares de área contínua bem preservada. A ferramenta está disponível para web, tablets e celulares e também pode ser útil para jornalistas, professores e estudantes.

O Aqui tem Mata busca tornar mais acessíveis os dados e o histórico das cidades abrangidas pelo Mapa de aplicação da Lei da Mata Atlântica. A partir de uma ferramenta de fácil visualização, qualquer pessoa pode saber como seu município tem conservado o bioma mais ameaçado do Brasil.

O Atlas conta com patrocínio de Bradesco Cartões e execução técnica da empresa de geotecnologia Arcplan.

Já o hotsite Aqui Tem Mata foi desenvolvido pela agência digital Zoio e teve a consultoria em dados e visualização da Infoamazonia.