Trilha dos Jequitibás

A Trilha do Jequitibá é um dos principais atrativos do Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN, localizado no município de Itu (SP). Com 600 m de comprimento, a trilha interpretativa permite conhecer fragmentos de Mata Atlântica em diferentes estágios de restauração florestal e desfrutar de uma experiência única na natureza.

O jequitibá, que dá nome à trilha, é uma espécie nativa da Mata Atlântica e é considerada uma das mais árvores mais altas do bioma, tanto que seu nome em língua tupi significa “gigante da floresta”. Sua beleza e imponência podem ser observadas no percurso da trilha, ao lado de outras centenas de espécies da flora nativa.

Quando o Centro de Experimentos foi criado, em 2007, o local tinha apenas 49 hectares (1 hectare é equivalente ao tamanho de 1 campo de futebol, aproximadamente). Hoje, 14 anos mais tarde, são 386 hectares de florestas restaurados com o plantio de mais de 720 mil árvores nativas.

Este trabalho permitiu que duas nascentes voltassem a verter água, que mais de 200 espécies de aves foram identificadas na fazenda e no seu entorno e que espécies como a onça-parda, a lontra e o cachorro-do-mato voltassem a ser vistos na região.

Visitar o Centro de Experimentos e conhecer a Trilha do Jequitibá são experiências inesquecíveis que permitem entender melhor a importância da floresta em pé e das ações de restauração.

As visitas devem ser previamente agendadas. Para mais informações, entre em contato.

 

Você também pode conhecer o Centro de Experimentos Florestais a partir do tour em 360º. Acesse aqui.

Um estudo realizado em 2017 levantou quais espécies de fauna poderiam ser encontradas no Centro de Experimentos Florestais após dez anos das atividades de restauração. O relatório final indicou que mais de 200 aves, entre elas duas ameaçadas de extinção (a perdiz e a curica) e alguns mamíferos como a onça-parda e o cachorro-do-mato utilizam da floresta conservada no Centro para sua sobrevivência.

É importante que você saiba que algumas espécies, como os grandes mamíferos e as aves dependem de áreas naturais muito maiores que a fazenda para encontrar alimento, se reproduzir e ter seus hábitos mantidos. Por isso, as espécies listadas abaixo foram observadas no Centro de Experimentos, mas circulam por uma região muito maior. Esse é um dos fatores que, por exemplo, dificulta que esses animais sejam observados durante as visitas à Trilha do Jequitibá.

Para facilitar a observação de espécie de fauna contamos com o auxílio de equipamentos como as câmeras traps, que ficam instaladas na florestas e são acionadas automaticamente quando um animal se aproxima.

Confira e conheça algumas dessas espécies:

 

  • Guaracava-grande (Elaenia spectabilis)

Clique aqui e ouça a vocalização dessa ave
  • Neinei (Megarynchus pitangua)

Clique aqui e ouça a vocalização dessa ave
  • Biguatingua (Anhinga anhinga)

Clique aqui e ouça a vocalização dessa ave
  • Corujinha-do-mato (Megascops choliba)

Clique aqui e ouça a vocalização dessa ave
  • Gavião-de-rabo-branco (Geranoaetus albicaudatus)

Clique aqui e ouça a vocalização dessa ave
  • tico-tico-do-campo (Ammodramus humeralis)

Clique aqui e ouça a vocalização dessa ave
  • Garibaldi (Chrysomus ruficapillus)

Clique aqui e ouça a vocalização dessa ave
  • Garça-vaqueira (Bubulcus ibis)

Clique aqui e ouça a vocalização dessa ave
  • Ouriço-terrestre (Erinaceus europaeus)

  • Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)

Conheça o que visitantes da Trilha do Jequitibá e do Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN disseram sobre a visita:

 

 

Escreva você também seu depoimento, sugestão ou crítica. Clique aqui e deixe sua mensagem agora mesmo.