Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

10 verdades e “fake news” sobre a Mata Atlântica

Conheça algumas curiosidades sobre um dos biomas brasileiros

29 de março de 2023

A Mata Atlântica é um dos seis biomas do Brasil, abriga milhares de espécies e milhões de pessoas. Que tal testar seus conhecimentos sobre ela? Separamos dez fatos sobre o bioma para você checar se são verdade ou fake news (mentira) e se tornar, assim, um difusor de conhecimento! Confira:

1. A Mata Atlântica só existe no Brasil.

Foto: Jose Guertzenstein (Pixabay).

Mentira! Apesar do país abrigar mais de 90% do bioma, a Mata Atlântica vai além da fronteira nacional e pega um pouco da Argentina e do Paraguai também. As Cataratas do Iguaçu são exemplo de um lugar da Mata Atlântica que ocorre em mais de um país.

2. Ela é o nosso menor bioma.

Foto: Acervo SOS Mata Atlântica.

Mentira! A Mata Atlântica cobre cerca de 15% de todo o território nacional. Se estende por 17 estados, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, por todo o litoral atlântico e um pouco no interior. O menor bioma do Brasil na verdade é o Pantanal.

3. Tem mais espécies de plantas aqui do que em toda a Europa.

Foto: Loan Barbosa / SOS Mata Atlântica.

Verdade! Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a Mata Atlântica possui mais de 20 mil espécies de plantas, enquanto a Europa possui cerca de 12 mil. Este é um dos biomas mais biodiversos do planeta, mesmo tendo perdido boa parte de sua área original. Por conta disso, também é um dos biomas que concentra a maior quantidade de espécies ameaçadas de extinção.

4. A Mata Atlântica é só uma floresta.

Foto: Fundação Toyota do Brasil.

Mentira! O bioma tem diversas caras, chamadas de fisionomias. Algumas são de floresta, como a Floresta ombrófila mista, conhecida por ter muitas araucárias, e a Floresta estacional semidecidual, que acontece em regiões mais secas e é famosa por seus ipês amarelos. Mas também fazem parte da Mata Atlântica a restinga, formada por vegetação rasteira e que aparece nas praias, influenciada pelo mar, e os campos de altitude, compostos por arbustos e vegetação herbácea.

5. Já foi uma só floresta com a Amazônia.

Foto: Renato Augusto Martins.

Verdade! A Mata Atlântica e a Amazônia já formaram uma grande floresta contínua, delineada pela Cordilheira dos Andes e que ocupava boa parte da América do Sul. No entanto, há cerca de 20 mil anos as duas se separaram e entre elas surgiram outros biomas, como o Cerrado. Ainda é possível encontrar diversas semelhanças entre as duas, como espécies que ocorrem em ambas.

6. 70 milhões de brasileiros vivem na Mata Atlântica.

Foto: Vitória Rocha.

Mentira! Na verdade, o número certo é 70% da população brasileira, ou seja, cerca de 150 milhões de pessoas! A Mata Atlântica abriga muitas das cidades mais populosas do país, como os centro metropolitanos de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. Você pode checar se sua cidade fica na Mata Atlântica aqui neste site.

7. Não resta quase nada da Mata Atlântica.

Foto: Douglas Magno.

Meia verdade… Como primeira fronteira natural encontrada na colonização, a Mata Atlântica foi a primeira a começar a ser derrubada e já perdeu boa parte de sua área original. Mas ela ainda resiste! Segundo o MapBiomas, existe hoje cerca de 24% de floresta na área original, e um pouco mais de 30% considerando todas as formações vegetais. Ainda assim, o bioma está num estado de grave ameaça, os remanescentes estão mal distribuídos e muito fragmentados. E continua sendo desmatado, por isso, precisamos pressionar ainda por desmatamento zero total na Mata Atlântica e em todos os biomas.

8. O parque mais antigo do Brasil está na Mata Atlântica.

Foto: Lucas Nascimento da Silva.

Verdade! O Parque Nacional de Itatiaia foi inaugurado em 1937, pelo então presidente Getúlio Vargas. Ele faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO, e também está classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como área de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade. Ele fica no Rio de Janeiro, perto das cidades de Itatiaia, Resende, Itamonte e Bocaina de Minas. Fica aberto para visitação todos os dias do ano!

9. 3 das 12 grandes bacias hidrográficas brasileiras ficam neste bioma.

Foto: Acervo SOS Mata Atlântica.

Mentira! Mais do que isso, são 9 das 12 grandes bacias hidrográficas brasileiras no bioma: Parnaíba (nos estados de PI, MA, CE), Atlântico Nordeste Oriental (CE, RN, PB, PE, AL), São Francisco (MG, BA, PE, SE, AL, DF, GO), Atlântico Leste (MG, SE, BA, ES), Atlântico Sudeste (MG, RJ, ES, SP, PR), Paraná (PR, MG, SP, MS, GO, DF), Uruguai (RS, SC), Atlântico Sul (PR, SC, RS) e Paraguai (MT, MS).

Só não passam pela Mata Atlântica as bacias do rio Amazonas, do rio Tocantins-Araguaia e a do Atlântico Nordeste Ocidental.

10. É o único bioma protegido por uma lei especial.

Foto: Acervo SOS Mata Atlântica.

Verdade! É a lei nº 11.428,  sancionada em 2006, uma grande conquista da sociedade brasileira! Ela veio para proteger o bioma mais devastado do país e propõe uma gestão dos recursos que envolva a população. Porém, esta lei está ameaçada. A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta, 30 de março, uma medida provisória que altera a lei da Mata Atlântica e permite novos desmatamentos. A SOS Mata Atlântica é contra essa mudança e vai continuar lutando pelo bioma e pela integridade da lei. Você também pode ajudar nessa mobilização pressionando os senadores para que vetem a medida provisória.

 

Fontes externas: Ministério do Meio Ambiente e WikiParques.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

NOTÍCIAS RELACIONADAS