Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Parlamento Carbono Neutro

6 de dezembro de 2007

Câmara dos Deputados e SOS Mata Atlântica iniciam plantio para Parlamento Carbono Neutro

O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, fará nesta segunda-feira (10/12), em Mogi das Cruzes (SP), o plantio simbólico das primeiras mudas de árvores do programa Parlamento Carbono Neutro. Serão plantadas, ao todo, 12 mil árvores de espécies nativas da Mata Atlântica com o objetivo de reduzir as emissões de carbono, uma iniciativa da Câmara, em parceria com a SOS Mata Atlântica e a Frente Parlamentar Ambientalista. A cerimônia será realizada às 10 horas, no Reservatório de Ponte Nova (sede do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Governo do Estado de São Paulo).

O inventário das emissões foi realizado pela consultoria MaxAmbiental, que levou em conta o consumo de energia, o uso de combustíveis fósseis no transporte dos parlamentares e a produção de resíduos da Casa em 2005 e 2006, entre outros itens. A SOS Mata Atlântica cuidará do plantio dentro de áreas do programa Florestas do Futuro, que a ONG realiza desde 2004 e que já resultou no plantio de 819.000 árvores.

“No início de 2007 conseguimos que a Câmara concretizasse a criação da Frente Parlamentar Ambientalista, coordenada pelo deputado Sarney Filho”, observa Mario Mantovani, diretor de mobilização da SOS Mata Atlântica. “Desde então, promovemos uma grande aproximação dos deputados com o movimento ambientalista e os temas ambientais e eles têm demonstrado maior interesse pela questão do clima. Por isso, promovemos vários debates, criamos um grupo de trabalho de discussão sobre a questão climática e propusemos esta atitude prática de compensação das emissões”.

“A responsabilidade coletiva de cidadãos, empresas e instituições quanto à emissão de carbono não pode ficar apenas no discurso”, reforça o deputado federal Arlindo Chinaglia. A Mata Atlântica, que está reduzida a menos de 7% de sua cobertura original, está sendo atendida neste primeiro plantio, mas a intenção da Câmara é posteriormente trabalhar em outros biomas, como o Cerrado.

O deputado Sarney Filho (PV-MA) elogia a iniciativa pioneira da Câmara e ressalta a responsabilidade do Poder Legislativo no estabelecimento de práticas ambientais inovadoras. “O Poder Legislativo deve, por meio de uma ação de caráter voluntário, adotar um modelo de gestão pública que corrija ou, pelo menos, diminua os impactos negativos gerados durante a jornada de trabalho. O Parlamento Carbono Neutro representa um grande exemplo a ser seguido também por outros setores da sociedade”, afirma o deputado.

Florestas do Futuro

Programa de recuperação de matas ciliares, proteção e produção de água, o Florestas do Futuro já viabilizou o plantio de 819.000 árvores até novembro de 2007. Até junho de 2008, outras 1.440.000 árvores serão plantadas. Várias empresas já colaboraram para que estas ações sejam concretizadas pela SOS Mata Atlântica, entre elas estão Bradesco Cartões, Bradesco Capitalização, Volkswagen Caminhões, Repsol YPF, Química Amparo, Dixie-Toga, Tam, Gol, Comgás, Interface e Coca-Cola Femsa.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

NOTÍCIAS RELACIONADAS