Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Fundação SOS Mata Atlântica abre inscrições para curso online Água Limpa

Formação destinada a educadores, estudantes universitários e ao público geral abordará a água sob diversos aspectos

24 de março de 2022

Cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água limpa, apenas 46% do esgoto no Brasil é tratado e mais de 60% das doenças que levam a internações no SUS decorrem da água contaminada. Pensando na urgência dessas questões e na relevância da temática, a Fundação SOS Mata Atlântica promove o curso Água Limpa. Voltada a educadores, estudantes universitários e ao público geral em todo o Brasil, a formação é um convite à ampliação do olhar sobre o elemento água – recurso tão essencial para todas as formas de vida conhecidas. As inscrições podem ser realizadas até 30 de março, clicando aqui.

Mais do que tematizar o ciclo da água, sua escassez ou abundância e a questão da poluição, o curso vai abordar a forte conexão que temos com a água, seja por meio de seus mitos e rituais, seja como protagonista da história das civilizações humanas. As aprendizagens de seus aspectos químicos, físicos e biológicos também serão abordados: os participantes serão apresentados às teorias sobre a origem da água em nosso planeta, à maneira como ela se distribuiu ao longo do tempo e do espaço e às consequências de sua distribuição desigual. Por fim, será aberta uma discussão sobre os direitos e deveres de todos em relação à água, conceituando a cidadania em suas interfaces com a ciência e a área ambiental.

A formação online conta com recursos educacionais (imagens, textos, hipertextos e materiais complementares), priorizando a necessidade de aprendizagem a partir de metodologias que promovam o engajamento dos participantes. O curso conta ainda com tutoria semiativa, na qual os participantes terão atendimento pedagógico de forma coletiva, podendo sanar as dúvidas pedagógicas sobre os módulos.

Ao longo da formação, os cursistas deverão desenvolver um plano de ação, que será produzido em três etapas, a partir das orientações didáticas apresentadas em fórum pela equipe mediadora. Ao final do curso, a equipe técnica da SOS Mata Atlântica fará a seleção de 20 planos de ação para que sejam apoiados e implementados nas escolas, comunidades e demais espaços contemplados, a fim de fomentar e divulgar estratégias para o enfrentamento dos desafios que têm se apresentado na atualidade em relação ao tema central do curso.

Inscreva-se agora mesmo

O Instituto Singularidades emitirá um certificado de extensão de 25 horas aos cursistas que completarem 70% das atividades dos módulos e outro certificado de extensão de nove horas àqueles que realizarem a entrega do plano de ação ao final da formação.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.