Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Porteira Aberta: Floresta e Água

Edição de Março do Porteira Aberta inicia as comemorações do Mês da Água

2 de março de 2023

A Fundação SOS Mata Atlântica inicia as comemorações do Mês da Água, que culminam no Dia Mundial da Água, em 22 de Março, com uma edição temática do Porteira Aberta. No sábado, dia 11, vamos abrir as portas da nossa sede em Itu (SP) para falar da relação entre água e floresta, em que uma precisa da outra e nós precisamos de ambas para viver.

O evento começa às 9h da manhã e as inscrições já estão abertas no Sympla.

Água e floresta

A floresta desempenha um papel vital no ciclo da água, pois é responsável por armazenar e filtrar a água da chuva, além de manter um equilíbrio na umidade do ar. Quando as árvores transpiram, elas liberam vapor de água na atmosfera, que se condensa e forma nuvens, resultando em mais chuva. Essa interação entre a floresta e a água é fundamental para a segurança hídrica das populações, isto é, para garantir que não falte água para as pessoas.

Quando a floresta é desmatada, a capacidade de absorver e reter a água da chuva é reduzida, aumentando o risco de enchentes e secas, além de comprometer a qualidade da água. Foi o que vimos acontecer no litoral norte de São Paulo, num evento agravado pelas mudanças climáticas. Por isso, a preservação da floresta é crucial para garantir um ciclo saudável da água e para proteger as populações humanas.

A sede da SOS Mata Atlântica é um exemplo de uma ação possível para ajudar a natureza neste papel. Lá foram plantadas milhares de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para recuperar 386 hectares de floresta. O local contava com 17 nascentes em 2007, quando o projeto de restauração começou. Duas delas voltaram a verter água após o plantio de árvores nativas, ampliando o total para 19 nascentes. Houve também um aumento de 5% de água superficial e 20% de água subterrânea.

Participe do Porteira Aberta e conheça a área restaurada pela SOS Mata Atlântica, nosso viveiro de mudas de árvores nativas e tudo sobre o nosso trabalho!

Porteira Aberta

Quando: 11 de março de 2023, das 9h às 13h

Onde: Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN. Rodovia Marechal Rondon, km 118,3 – Bairro Porunduva – Itu/SP

Mais informações: (11) 3262-4088 ou kelly@sosma.org.br

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

NOTÍCIAS RELACIONADAS