Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

XP Inc. apoia 12 ONGs em parceria com SOS Mata Atlântica

75 profissionais da XP Inc. formam time de voluntários que irão se dedicar aos desafios de gestão das entidades selecionadas via edital

19 de outubro de 2021

A XP Inc. e a Fundação SOS Mata Atlântica anunciam o resultado do edital de chamamento público, lançado em 15 de julho, de Organizações da Sociedade Civil (OSC) que atuam no bioma Mata Atlântica. Um total de 12 ONGs foram selecionadas e farão parte do programa de voluntariado “Desafio de Gestão XP Inc – SOS Mata Atlântica”. Os 75 profissionais que fazem parte do coletivo ambiental da empresa, o XP BIO, irão atuar com os desafios de gestão apresentados pelas entidades com o objetivo de contribuir para que elas cheguem ao final do programa fortalecidas e possam seguir participando das políticas públicas e de inovação social.

As ONGs selecionadas atuam no bioma Mata Atlântica – que teve sua cobertura florestal reduzida a 12,4% de sua extensão original, está presente em 17 estados brasileiros, abrigando cerca de 72% da população do país, sete das nove maiores bacias hidrográficas e três dos maiores centros urbanos do continente sul-americano. Elas têm desafios em comum que incluem a escassez de recursos humanos, dificuldade de acesso a fontes de financiamento e a falta de processos relacionados a sua administração.

O programa de voluntariado do XP BIO com a SOS Mata Atlântica irá beneficiar organizações que atuam nas regiões que a maioria dos colaboradores da XP Inc. moram e trabalham. Nosso propósito é criar uma conexão entre pessoas e instituições engajadas para potencializar o impacto socioambiental positivo dessas organizações”, analisa Helena Masullo, Head de Estratégia ESG da XP Inc.

Para Marcia Hirota, diretora executiva da SOS Mata Atlântica, a iniciativa da XP e de seus colaboradores é muito valiosa. “Diversas organizações ambientais precisam de suporte e o apoio para o fortalecimento institucional é fundamental para que elas alcancem resultados cada vez melhores”, ressalta ela, parabenizando todas as que se candidataram ao edital. “Elas buscam aprimorar seu trabalho e poderão contar com a dedicação individual – tempo, conhecimento e habilidades – de excelentes profissionais, que por sua vez contribuem para o meio ambiente e a proteção da Mata Atlântica”, afirma.

As 12 entidades selecionadas atenderam critérios como: ser uma organização privada brasileira sem fins lucrativos e comprovar, em seus estatutos e currículo, ações de conservação do meio ambiente, educação ambiental, fortalecimento comunitário, proteção e uso público em Unidades de Conservação públicas e RPPN (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), defesa ou recuperação de regiões específicas ou uso sustentável dos recursos naturais da Mata Atlântica. Os critérios para seleção das entidades incluíram a relevância e qualidade da apresentação do Desafio de Gestão; as realizações passadas e seu potencial para superar o Desafio; e ter um Desafio cuja resolução resulte em mudanças positivas e permanentes.

 

As 12 ONGs selecionadas

  • Associação de Jangadeiros de Tamandaré
  • Associação dos Condutores do Refúgio de Alcatrazes – ACRA
  • Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi – EBMAR
  • Floresta Cultural
  • Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social – GADS
  • Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental
  • Instituto Biota de Conservação
  • Instituto Humanitário Florescer da Serra
  • Instituto Parahyba de Sustentabilidade – IPAS
  • Instituto Terra Luminous
  • Instituto Yandê
  • Projeto Conservação Recifal

 

Sobre a XP Inc.

A XP Inc. é uma plataforma tecnológica de investimentos, serviços financeiros e educação, dona das marcas XP, Rico, Clear, Infomoney, XPeed entre outras. A XP Inc. tem mais de 3 milhões de clientes e R$ 715 bilhões de ativos sob custódia. Nos últimos 20 anos, a empresa vem transformando o mercado financeiro brasileiro para melhorar a vida das pessoas, garantindo relações mais transparentes entre os clientes e as instituições financeiras. Para mais informações, clique aqui.

 

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira que tem como missão inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação do bioma mais ameaçado do Brasil por meio do monitoramento da floresta, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade.

 

Foto principal: Sofia Khlebnikov em Unsplash

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.