BEM-VINDO À SOS MATA ATLÂNTICA

Nossa missão é inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica.

A FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira.

Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade.

NOSSA MISSÃO

Inspirar a sociedade
na defesa da Mata Atlântica.

Como a SOS Mata Atlântica busca cumprir sua missão?

Engajando pessoas, gerando conhecimento e mobilizando recursos para promover políticas públicas que estimulem ações em escala em prol da recuperação da floresta, valorização dos parques e reservas, água limpa e proteção do mar, na Mata Atlântica.

Conheça Nossas Causas

A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 70% do PIB nacional. Dela dependem serviços essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente. É preciso monitorar e recuperar a floresta, além de fortalecer a legislação que a protege.
A Mata Atlântica já perdeu quase 90% de sua área original e agora precisa ser recuperada, para proteger espécies, serviços ambientais e evitar a falta d’água. As iniciativas de Restauração Florestal da Fundação estão entre as que mais contribuíram para reabilitar a floresta no país, com mais de 40 milhões de árvores plantadas.
As Unidades de Conservação (UCs), mais conhecidas como parques e reservas, são protegidas por lei para resguardar o patrimônio natural e sociocultural. A Fundação já contabiliza o apoio a mais de 500 UCs em áreas de floresta, de costa e de mar, com investimento de R$ 15 milhões.
35 milhões de brasileiros não têm acesso à água limpa, 46% do esgoto no Brasil é tratado e mais de 60% das doenças que levam a internações no SUS decorrem da água contaminada. Por meio de projetos, campanhas e outras iniciativas, a Fundação monitora a qualidade da água com a ajuda de voluntários e busca o fortalecimento das leis que protegem nossos rios.
Com o segundo maior litoral da América Latina, o Brasil necessita de melhor gerenciamento de seus ricos ambientes – como manguezais, ilhas, recifes e dunas. A Fundação atua para ampliar áreas marinhas protegidas e para a aprovação do Projeto de Lei do Mar (6.969/13), que prevê equilíbrio entre o uso e conservação do mar e da costa.

Seja um amigo da Mata Atlântica. Contribua para nossas causas.

Fundação em números

Com mais de três décadas de atuação, a Fundação SOS Mata Atlântica acumula importantes resultados.

+ de 40 milhões
de árvores nativas
plantadas

3.500 voluntários
monitorando rios
em 17 estados

+ de 500 parques
e reservas apoiados

+ de 2 milhões
de pessoas nas
mídias sociais

3.429

Municípios com
desmatamento monitorado

500 mil

Mudas de espécies nativas
produzidas, em média, por ano

550

Municípios com florestas restauradas

2.000.000

Hectares apoiados em áreas
costeiras e marinhas

4.000.000

Pessoas mobilizadas em eventos,
protestos e ações de educação ambiental

R$ 15 milhões

Investidos em parques e reservas