Há 29 anos, cientistas, empresários, jornalistas e defensores da questão ambiental se aproximaram e lançaram as bases para a criação da primeira ONG destinada a defender os últimos remanescentes de Mata Atlântica no país, a Fundação SOS Mata Atlântica.
O ideal de conservação ambiental da entidade, criada em 1986, associa-se ao objetivo de profissionalizar pessoas e partir para a geração de conhecimento sobre o bioma. O nascimento da Fundação marcou um passo adiante no amadurecimento do movimento ambientalista no país.
Na sua trajetória, a SOS Mata Atlântica esteve presente em momentos e conquistas essenciais para o meio ambiente no Brasil, como a luta pela Lei da Mata Atlântica e o recolhimento de mais de 1 milhão de assinaturas para despoluição do Tietê (confira algumas das principais realizações na nossa Linha do Tempo).
A Fundação cresceu, ampliou sua atuação para as áreas de Florestas, Mar e Cidades, mas em sua essência permanece a mesma certeza: a humanidade só garantirá a qualidade de vida quando souber conviver em harmonia com o ambiente em que vive (Confira nosso Manifesto).
A história da Fundação SOS Mata Atlântica foi construída através da mobilização permanente e da aposta no conhecimento, na educação, na tecnologia, nas políticas públicas e na articulação em rede para consolidação do movimento socioambiental brasileiro. Veja alguns dos resultados dos 29 anos de atuação da Fundação:
· Cerca de 250 mil filiados,
· mais de 300 parceiros, incluindo 64 patrocinadores, apoiadores e /ou doadores,
· 2.335 voluntários (1.900 envolvidos na análise da água de rios e 435 voluntários cadastrados para mobilizações e educação ambiental),
· mais de 500 RPPNs apoiadas,
· apoio a quase 3 milhões de hectares em áreas marinhas e costeiras protegidas,
· 46 unidades de conservação brasileiras apoiadas,
· 3.429 municípios com os remanescentes florestais monitorados via satélite,
· Mais de 2 milhões de pessoas atingidas por eventos de mobilização e educação ambiental,
· 750 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica produzidas por ano no Centro de Experimentos Florestais,
· mais de 30 milhões de mudas doadas ou patrocinadas em programas de restauração florestal,
· Mais de 20 mil hectares de Mata Atlântica restaurados (equivalente a área de Recife-PE ou duas vezes o município de Vitória-ES)
· Contribuições históricas ao aprimoramento da legislação ambiental, como no capítulo de meio ambiente da Constituição Federal que tornou a Mata Atlântica Patrimônio Nacional, na Lei da Mata Atlântica e na Política Nacional de Resíduos Sólidos, Pagamento por Serviços Ambientais e outros projetos de lei.
Apoie os projetos da Fundação
Os projetos da SOS Mata Atlântica contam com o apoio de empresas e pessoas espalhadas por todo o país para serem realizados. Você também pode ajudar. Faça uma doação ou seja um filiado!