Filme fala sobre o trabalho das brigadas voluntárias que combatem incêndios florestais
1 de junho de 2023Nesta sexta-feira, 2 de junho, haverá uma exibição gratuita do filme “Cinzas das Floresta” (2023), dirigido por André D’Elia, na capital paulista.
Pela primeira vez numa tela de cinema, o documentário mostra a importância das brigadas voluntárias de combate a incêndios florestais num contexto de mudanças climáticas. A narrativa acompanha uma ação de ativismo do grafiteiro Mundano, que, ao viajar por um Brasil em chamas, coleta cinzas com o intuito de produzir a tinta usada em sua mais nova obra de arte: O Brigadista da Floresta, que homenageia os brigadistas voluntários e é uma releitura do famoso quadro “O Lavrador de Café”, de Candido Portinari.
O filme compensou as emissões de gases do efeito estufa atrelados à sua produção com a Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do plantio de árvores nativas do bioma em projetos de restauração.
A exibição faz parte da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que chega este ano à sua 12ª edição. A programação apresenta mais de 100 filmes, entre estreias – como o Cinzas da Floresta – e clássicos como o documentário “Cabra Marcado para Morrer” (1948), de Eduardo Coutinho.
Esta edição do festival volta a ser totalmente presencial, em salas de cinema da cidade de São Paulo, e segue sendo totalmente gratuita.
A primeira sessão de Cinzas da Floresta será no Espaço Itaú de Cinema, na rua Augusta, às 18h15. Após a exibição do documentário (77 minutos) haverá um bate-papo com o diretor, Mundano e os brigadistas Amilton Sá e Giselle Cavatti.
A estreia do filme marca o início de uma grande campanha nacional em apoio à Rede Nacional de Brigadas Voluntárias.
O projeto conta com a parceria da WWF Brasil, Greenpeace Brasil, Be The Earth Fundation e Associação Bem-Te-Vi Diversidade e apoio do IPAM, Fundação Mais Cerrado, SOS Pantanal, Instituto Socioambiental – ISA, Sinal de Fumaça, Clima Info, SOS Mata Atlântica, MASP, Fundação Portinari, Museu Portinari, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Instituto Raoni.
O filme terá ainda outras três sessões dentro da mostra Ecofalante: dia 3/06, às 16 horas, no Circuito Spcine Olido; dia 9/06, às 18:30, e dia 14/06, às 21 horas, no Espaço Itaú de Cinema da rua Augusta.
Uma exposição de arte “Cinzas da Floresta” funcionará também durante todo o período de mostra na Galeria Olido, com obras de dezenas de artivistas brasileiros doadas para a consolidação da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias.
Acesse a programação completa do festival em Mostra Ecofalante de Cinema.