Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Saiba como cultivar árvores da Mata Atlântica em casa

Neste Dia da Árvore (21), valorize a floresta em pé

21 de setembro de 2020

Para você cultivar uma espécie da Mata Atlântica, em sua varanda ou quintal, e desfrutar de árvores com flores e frutos, cuide com muito amor e carinho, e, acompanhe, diariamente, o crescimento de sua futura árvore! Abaixo, algumas orientações para você comemorar o Dia da Árvore e o início da estação mais linda do ano, com o plantio de uma muda da Mata Atlântica.

  • Procure em sua varada ou quintal um local que receba luz direta. Sua árvore precisará de luz solar direta, no mínimo, por um período de 3-4 horas por dia para florir e produzir delíciosos frutos.
  • Monte um vaso a partir de 20 litros, com, diâmetro de, no mínimo, 40 cm. Quanto maior o vaso, melhor será o desenvolvimento de sua planta. Para recebimento da muda, faça uma camada de 5cm de pedra n° 2 no fundo do vaso para drenagem. Na sequência, adicione misture de terra vegetal com adubo orgânico até a borda do vaso;
  • Após montar seu vaso com terra vegetal+adubo orgânico, faça o plantio de sua muda da Mata Atlântica. Retire a muda do recipiente/tubete, batendo suavemente na borda até que a muda se solte. Coloque a muda no centro do vaso, abrindo um berço na altura e largura do tubete. Molhe, na sequência, e repita a irrigação 2-3 vezes na semana, mantendo a terra sempre úmida;
  • Para o bom desenvolvimento , utilizar 3x ao ano, 500 ml de adubo orgânico para ajudar na formação de flores e frutos.

Para você levar os sabores da Mata Atlântica para sua casa, deixamos, como sugestão as seguintes espécies: pitanga, amora, uvaia, grumixama, jabuticaba, cambuci, dentre outras.

Se quiser entender um pouco mais sobre como cultivar essas riquezas da Mata Atlântica, veja como foi a live realizada no Dia da Árvore, no instagram da SOS Mata Atlântica. O técnico em Restauração Florestal, Loan Barbosa, falou sobre algumas características de árvores da Mata Atlântica e como cultivá-las em casa.

Crédito: Fundação SOS Mata Atlântica

COMPARTILHE