Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

ICMBio completa 16 anos

A SOS Mata Atlântica se orgulha em apoiar este importante trabalho em prol das Unidades de Conservação brasileiras.

28 de agosto de 2023

Desde 28 de agosto de 2007, o Brasil tem um órgão específico responsável pela gestão, proteção, manejo, pesquisa, monitoramento, fiscalização e uso público das Unidades de Conservação federais, importantes espaços que abrigam a rica biodiversidade, a paisagem, a cultura e gigantescos patrimônios do país. O instituto, que homenageia em seu nome o seringueiro e ativista Chico Mendes, é uma autarquia do governo federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, criado durante a primeira gestão da ministra Marina Silva. Sua missão institucional é formular e implementar políticas públicas para proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável nas diferentes categorias, tais como parques, áreas de proteção ambiental ou estações ecológicas e certificar áreas privadas, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

As Unidades de Conservação (UCs) são importantes para a manutenção dos ecossistemas e, em um bioma tão rico em termos de biodiversidade e tão desmatado quanto à Mata Atlântica, são cruciais para diversas espécies da flora e fauna. Além disso, mantém estoques de carbono, freiam o desmatamento, contribuem para a estabilidade climática e para o bem-estar da população ao proverem água, produtos florestais e oportunidades de visitação e reconexão com a natureza que mobilizam mais de 20 milhões de pessoas ao ano.

Apesar da importância para o país, as Unidades de Conservação ainda carecem de apoio de diferentes setores da sociedade. Por entender o grau de importância e para fortalecer essa agenda, a Fundação SOS Mata Atlântica, que tem a valorização das áreas protegidas como uma de suas causas prioritárias, apoia o poder público há mais de 30 anos e é parceira do ICMBio desde a sua criação, há 16 anos.

Reserva Biológica do Atol das Rocas. Foto: Acervo SOSMA.

A SOS Mata Atlântica foi pioneira em um projeto para angariar recursos privados para um fundo voltado à manutenção de um precioso patrimônio natural público protegido pelo ICMBio, a Reserva Biológica do Atol das Rocas. Este modelo de parceria de longo prazo continua até hoje e o sucesso desse projeto inspirou outras iniciativas com o envolvimento de doadores, pessoas físicas e jurídicas – tal como uma doação anônima para constituição de um fundo voltado para a proteção dos manguezais e gestão da Estação Ecológica Guanabara e Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapi-Mirim e uma grande parceria com a Fundação Toyota do Brasil para apoiar a Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais. Ademais, temos outros fundos específicos graças à Klabin e Instituto Humanize para apoiar o Parque Nacional da Serra da Bocaina e APA de Cairuçu, e à Foxton do Brasil direcionado ao Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional brasileiro.

 

Vista para o Pico das Agulhas Negras no Parque Nacional do Itatiaia. Foto: Marina Vieira.

Com isso, foram mais de 2 milhões de hectares de áreas protegidas na esfera federal, distribuídas por todas as regiões do bioma, que já contaram com algum tipo de apoio da Fundação SOS Mata Atlântica. Essas iniciativas mostraram que é possível estabelecer parcerias e direcionar recursos privados para fins públicos, com o objetivo de acelerar a implementação dessas áreas, conservar a biodiversidade e sobretudo contribuir para ampliar a visitação e aproximar a sociedade das suas Unidades de Conservação. Esses resultados só foram possíveis com o envolvimento de diversos parceiros, pelo que agradecemos, e esperamos que essas iniciativas possam inspirar mais e mais pessoas e empresas a se engajarem nessa missão de defesa da vida na Mata Atlântica.

Nesse aniversário de 16 anos do ICMBio, a Fundação SOS Mata Atlântica celebra e parabeniza a direção e todos os gestores, servidores, brigadistas e colaboradores do ICMBio, bem como os guias e condutores ambientais e demais profissionais, voluntários e empresas que atuam diretamente nas UCs federais.

Parabéns, ICMBio! Muito sucesso na gestão e conte com a Fundação SOS Mata Atlântica para contribuir para fortalecer essa causa tão nobre!

Rio Guapimirim
APA Guapi-Mirim. Foto: Acervo SOSMA.

Lista das UCs federais apoiadas pela SOS Mata Atlântica desde a criação do ICMBio:

Estado UC Esfera
PB APA Barra de Mamanguape Federal
SP APA Cananeia-Iguape-Peruíbe Federal
AL / PE APA Costa dos Corais Federal
SC APA de Anhatomirim Federal
RJ APA de Guapi-mirim Federal
PI APA Delta do Parnaíba Federal
RJ APA do Cairuçu Federal
PE APA Fernando de Noronha Federal
SC ESEC Carijós Federal
RJ ESEC da Guanabara Federal
RJ ESEC Tamoios Federal
SP ESEC Tupinambás Federal
SP ESEC Tupiniquins Federal
SP FLONA de Ipanema Federal
PR FLONA do Assungui Federal
RJ MONA Cagarras Federal
RJ, SP Parque Nacional da Serra da Bocaina Federal
MS Parque Nacional da Serra da Bodoquena Federal
PI Parque Nacional da Serra da Capivara Federal
RJ Parque Nacional da Serra dos Órgãos Federal
RJ Parque Nacional da Tijuca Federal
SC Parque Nacional de São Joaquim Federal
PR Parque Nacional do Iguaçu Federal
MG, RJ, SP Parque Nacional do Itatiaia Federal
PE Parque Nacional Fernando de Noronha Federal
BA Parque Nacional Marinho dos Abrolhos Federal
RN REBIO Atol das Rocas Federal
PE REBIO de Saltinho Federal
SC REBIO do Arvoredo Federal
RJ RESEX Arraial do Cabo Federal
BA RESEX Canavieiras Federal
BA RESEX Cassurubá Federal
SP RESEX Mandira Federal
SC RESEX Pirajubaé Federal
SP REVIS do Arquipélago dos Alcatrazes Federal
ES REVIS Santa Cruz Federal

 

 

 

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

NOTÍCIAS RELACIONADAS