Outras 21 praias, todas na Mata Atlântica, também foram certificadas.
13 de dezembro de 2021A Praia do Patacho, no município de Porto de Pedras – Alagoas, é uma das novas praias que recebeu, no dia 10 de dezembro, a Bandeira Azul para a temporada de 2021/2022. O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional concedida a praias, marinas e embarcações de turismo que cumpram critérios de gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, acessibilidade, entre outros.
A praia do Patacho faz parte da maior Unidade de Conservação federal costeiro-marinha do Brasil – a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. Criada em 1997, ela abrange 12 municípios e tem entre seus objetivos a conservação da biodiversidade, dos recifes de corais, manguezais e praias, a valorização da cultura local e promoção do turismo sustentável.
Pelo fato de a praia estar dentro de uma área protegida, alguns critérios do Programa foram cumpridos mais facilmente e a conquista da certificação, por sua vez, contribuirá para o desenvolvimento sustentável do turismo e para a boa gestão dos recursos naturais. Isso mostra que o Programa Bandeira Azul e a APA possuem diversas sinergias.
Pleitear a certificação foi uma das ações da Prefeitura Municipal de Porto de Pedras para avançar no ordenamento territorial da região. Essa iniciativa se soma às ações do órgão gestor da APA, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e de diversas outras organizações que contam com o apoio do Projeto Toyota – APA Costa dos Corais desde 2011.
Esse Projeto é uma parceria da SOS Mata Atlântica e Fundação Toyota do Brasil. Ao longo dos últimos 10 anos, mais de 67 mil pessoas participaram de diversas ações pela valorização e implementação da APA Costa dos Corais. A SOS Mata Atlântica também participa do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, composto por entidades governamentais e da sociedade civil que realizam a análise das candidaturas, segundo os critérios estabelecidos pelo Programa, e pode recomendar ou não a aprovação para um Júri Internacional.
A SOS Mata Atlântica parabeniza o trabalho da Prefeitura de Porto de Pedras e esperamos que a Bandeira Azul possa ser hasteada em cada vez mais praias dentro de Unidades de Conservação.