Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

SOS Mata Atlântica abre inscrições para formação de professores

Próxima edição do "Mata Atlântica Vai à Escola" oferecerá 1.000 vagas de curso de extensão para professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio de todo o país

10 de agosto de 2021

Estão abertas as inscrições para a próxima edição da iniciativa “Mata Atlântica Vai à Escola“, que tem o objetivo de capacitar e mobilizar docentes e estudantes das redes de ensino pública e privada para temas relacionados à educação socioambiental no contexto das causas defendidas pela SOS Mata Atlântica: Restauração da Floresta, Água Limpa e Áreas Protegidas.

Serão oferecidas 1.000 vagas para professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio de todo o país. A formação será 100% online, de setembro a dezembro, com carga horária de 52 horas. A ação é uma parceria com o Grupo HEINEKEN.

O curso é dedicado à prática docente de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Ensino Médio, de acordo com os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujas competências e habilidades específicas enfatizam a formação dos jovens para os desafios da contemporaneidade, na direção da educação integral e da formação cidadã.

A formação será realizada pelo Instituto Singularidades e conta com recursos educacionais como videoaulas, entrevistas, infográficos, imagens, textos, hipertextos e materiais complementares, priorizando a necessidade de aprendizagem a partir de metodologias que promovam o engajamento dos participantes.

O curso conta ainda com tutoria semiativa, o que significa que os participantes terão atendimento pedagógico de forma coletiva, em que poderão sanar as dúvidas sobre os módulos.

A certificação de curso de extensão é oferecida pelo Instituto Singularidades ao final da formação a todos que tenham desempenho igual ou superior a 70% no curso.

As inscrições vão até 30 de agosto e devem ser feitas pelo link: https://lp.rlkpro.com/l/JrUM53ABF1126.

Programação

Esta edição do Mata Atlântica Vai à Escola será composta por sete módulos, que poderão ser cursados da seguinte maneira:

 

 

Conheça os professores autores dos módulos:

Gustavo Faria

Bacharel em Gestão Ambiental e em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Agente de Educação Ambiental desde 2012, responsável pela elaboração e acompanhamento de programações em meio ambiente, infanto-juvenil, turismo, valorização social, ações para a cidadania e diversidade cultural, oferecidas ao público do Sesc São Paulo.

Kátia Carolino

Doutora e mestre em Ciência Ambiental pela USP. Especialista na Formação de Professores e em Direito Administrativo. Atualmente é integrante da OCA – Laboratório de Educação e

Política Ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP. Também é pesquisadora no projeto Ecological Economics, Commons Governance and Climate Justice, da York University.

Luana Santos de Souza

Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp) e graduada em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Atua no Ensino Médio e Técnico da Fundação Álvares Penteado (FECAP).

Massumi Guibu

Mestranda pela Faculdade de Educação da USP, na área de Concentração Educação Científica, Matemática e Tecnológica. Bacharela e licenciada em Arquitetura e Urbanismo pela USP e em Pedagogia pelo Instituto Singularidades. Atualmente é professora de Ensino Fundamental e desenvolve e aplica o Projeto ConsCiência, uma proposta que inter-relaciona História, Geografia e Ciência para o 4º ano do Ensino Fundamental.

Olivia da Costa

Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Tecnologia e Ciências (IFRJ) e graduada em Biologia pela UERJ. Atua na área de Educação há 22 anos.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.