Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Para transformar sua cidade, plante uma árvore

13 de março de 2015

Nossas cidades precisam de árvores, que muito além de nos oferecerem sua sombra, nos trazem inúmeros benefícios. Mais árvores contribuem para a melhoria no microclima urbano, ajudando a reduzir a temperatura e a poluição do ar. Elevam a permeabilidade do solo e retêm a água da chuva, evitando deslizamentos de terra, erosão e enchentes. Agem como barreira contra ventos, ruídos e luminosidade. Do ponto de vista da biodiversidade regional, elas ainda são fundamentais para o equilíbrio ambiental, servindo de moradia e alimento para pequenas espécies, pássaros, insetos e microrganismos. Além, é claro, do bem estar psicológico de transitar por uma bela área arborizada.

Com tantas vantagens, podemos afirmar que se você quer transformar o seu ambiente, seja no campo ou na cidade, em um local com mais qualidade de vida, uma opção é começar plantando uma árvore. Mas, claro, é preciso seguir algumas dicas para garantir o sucesso da empreitada.

O primeiro passo é escolher o local que se pretende plantar a árvore. Na cidade, esse é um processo que exige um conhecimento prévio das características da espécie para que não ocorram danos à planta nem ao equipamento público, como fiação elétrica e rompimento da calçada por raízes, entre outros. Basicamente, as espécies devem permitir a incidência de sol, coexistir com as redes de iluminação, manter distância adequada das casas e serem de pequeno porte, com raízes superficiais, como a pitangueira. Já áreas abertas e sem vegetação podem receber árvores de diferentes portes, velocidade de crescimento e perfil.

Pesquise e dê prioridade às espécies de árvores nativas de sua região – os órgãos de meio ambiente e os viveiros de mudas costumam ser boas fontes para estas informações. Procure escolher uma espécie que seja viável cuidar e se informe sobre aspectos como frequência de rega e necessidade de podas.

É essencial também que se verifique a necessidade de autorização para plantar no local escolhido. A melhor opção é buscar orientação na prefeitura, secretaria de meio ambiente ou outro órgão responsável pelo tema no seu município.

Muda plantada, há ainda outros cuidados importantes para a manutenção da árvore durante seu processo de crescimento, como você pode conferir no site da SOS Mata Atlântica. Fica a mensagem: plantar e cuidar de uma árvore é mais uma ótima maneira de exercer a cidadania socioambiental e contribuir para um ambiente mais sustentável.

Por Kelly De Marchi, coordenadora de educação ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica, que desenvolve projetos e campanhas em defesa das Florestas, do Mar e da qualidade de vida nas Cidades. Saiba como apoiar as ações da Fundação.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

ARTIGOS RELACIONADOS