Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Plantar floresta e colher água é garantia de futuro próspero

Só existe crescimento econômico sustentável no longo prazo se for feito com conservação e restauração da natureza

1 de agosto de 2022 - Por
Artigo publicado originalmente em Um Só Planeta

 

*Por Marcia Hirota e Maria Elisa Curcio

 

Vivemos um momento-chave para nossa existência neste planeta. Estamos definindo hoje a permanência da humanidade na Terra. Os alertas vêm de todos os lados. Relatórios como os do Instituto Milênio e do IPBES (Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services) constataram que a ação humana alterou de forma profunda e definitiva pelo menos 50% do globo. Estudiosos da ciência do clima confirmam que o aquecimento global, cada vez mais visível e presente sobretudo na vida das populações mais vulneráveis, também é consequência de nossos atos como humanidade.

Para mudarmos esse cenário e termos alguma alternativa frente à emergência climática, é fundamental que organizações da sociedade civil, governos, Academia e o setor privado estejam juntos na linha de frente, propondo projetos e soluções conjuntas. Nenhuma entidade ou grupo será capaz de fazer as mudanças necessárias por conta própria, o que torna o diálogo e a colaboração ainda mais essenciais.

O próprio debate sobre questões ASG (ambiental, social e de governança) tem reforçado o papel das empresas nessa questão, mostrando que só existe crescimento econômico sustentável no longo prazo se for feito com conservação e restauração da natureza. A sociedade só conseguirá seguir progredindo se garantir serviços sistêmicos essenciais e acesso à água, por um lado, e qualidade de vida para as comunidades envolvidas no processo, por outro.

Um bom parâmetro para esta questão é a Mata Atlântica. O bioma abrange 72% da população brasileira, ocupando áreas importantes em grandes centros urbanos e industriais, que representam cerca de 80% da economia do país. Mas, ainda que esteja protegida por diversos instrumentos legais, é o bioma mais ameaçado do Brasil. Nos últimos 30 anos, mais de cinco milhões de hectares de suas florestas naturais – uma área próxima à metade do território de Portugal – foram devastados.

Ao mesmo tempo, a qualidade da água dos rios da região é, em sua maioria (73%), apenas regular, sendo que 21% têm qualidade ruim ou péssima, segundo análises do Observando os Rios, projeto de monitoramento das águas da Mata Atlântica. Nenhum dos rios teve qualidade ótima. E, no projeto piloto Rios Sem Plástico, temos observado a enorme quantidade de resíduos e plásticos que saem das cidades e poluem os nossos cursos d’água todos os dias. Os rios são o espelho das cidades e da nossa sociedade, e dependem das matas para viver.

Se nada for feito, muito em breve será impossível a manutenção dos serviços ecossistêmicos na região: disponibilização de água, geração de energia elétrica, polinização, provisão de alimentos, entre outros. Sem Mata Atlântica, não existe Brasil e grande parte das empresas e negócios do país estarão ameaçados. O desmatamento, a crise hídrica e o risco de apagão das hidrelétricas andam de mãos dadas.

Um dos caminhos necessários para garantir o futuro e o presente da nossa sociedade é a restauração das florestas. Quando recompomos a vegetação de um bioma, não estamos apenas plantando árvores, estamos conectando a biodiversidade que restou e plantando água, pois as florestas favorecem a conservação dos lençóis freáticos e dos rios. E é a água que move tudo – ela está no centro da vida e de toda atividade econômica. Ao restaurar florestas nativas, estamos – quase que literalmente – plantando o futuro.

Uma empresa do século 21 precisa entender que a sustentabilidade está atrelada à perenização de sua existência e que é necessário conhecer seus impactos e ir além do seu negócio. É importante olhar para o entorno e para sua cadeia produtiva, conhecer a sua pegada ambiental e climática, reduzir seus impactos e compensar, quando necessário. Sendo assim, a busca e a implantação de soluções devem ser resultado de um diálogo aberto e contínuo com a sociedade.

*Marcia Hirota é presidente do Conselho da Fundação SOS Mata Atlântica e Maria Elisa Curcio é diretora jurídica e de relações institucionais da Ypê.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

ARTIGOS RELACIONADOS