Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Vamos construir uma nova história para a Mata Atlântica?

5 de janeiro de 2016

Artigo de Marcia Hirota* – O início do ano sempre é época de renovar votos, reiterar compromissos e planejar os caminhos do novo ciclo que principia. Para a Fundação SOS Mata Atlântica o início de 2016 traz ainda um sabor especial. Neste ano, comemoramos nosso 30º aniversário de criação, uma história que envolveu muita gente, muita luta e realizações na defesa da Mata Atlântica!

O ano será de celebração e de reencontros para reforçar nossos laços com as pessoas especiais que criaram e contribuem com esse movimento por um ambiente melhor para todos. Ano de agradecer aos fundadores, conselheiros, parceiros, filiados, patrocinadores, colaboradores, voluntários e todos aqueles que fizeram e fazem parte dessa história. Será, também, um ano de muitos desafios e de planejar o futuro, dos quais destaco um em especial: como engajar e mobilizar mais e mais pessoas nesta causa.

A Mata Atlântica é Patrimônio Nacional e contribui diariamente e de maneira fundamental para a vida de muitos brasileiros. Somos 145 milhões de pessoas que habitam as 3.429 cidades do bioma e dependem dos serviços por ela prestados, como a regulação do clima, qualidade do ar, geração e abastecimento de água e o fornecimento de recursos para o desenvolvimento do país. Ao passo que usufruímos desses benefícios, também cobramos um preço alto dessa floresta, devastando mais de 90% da sua área original.

Proteger o que sobrou e recuperar o que desmatamos é um passo estratégico para que o Brasil cresça de forma sustentável. Nosso modelo de desenvolvimento dá sinais claros de esgotamento, mas aponta também a oportunidade de colocarmos a agenda ambiental no centro das decisões políticas, sociais e econômicas do país. Um processo que requer construção participativa entre sociedade, governo e empresas, desde que todos tenhamos essa agenda em comum.

Precisamos reconhecer efetivamente o quanto dependemos das nossas florestas e assumir esse compromisso coletivo. Há muito a ser feito, como investir em saneamento e combater a poluição dos nossos rios e mar; fortalecer as Unidades de Conservação; recuperar trechos degradados, principalmente as Áreas de Preservação Permanente, e zerar o desmatamento ilegal no bioma.

Nesse ano de comemoração, renovamos nosso compromisso em monitorar, proteger e recuperar a Mata Atlântica. Queremos contar com a participação de todos na construção de uma agenda positiva. E você? Em 2016, vamos escrever uma nova história juntos?

*Marcia Hirota é diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

ARTIGOS RELACIONADOS