Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Ferramenta para estimar e monitorar carbono removido em projetos de restauração florestal é lançada

Plataforma Carbon On Track Restauração, do Imaflora, teve a SOS Mata Atlântica como primeiro cliente

28 de abril de 2023

Foi lançada em evento nesta quinta-feira, em São Paulo, a modalidade de Restauração da plataforma Carbon on Track, do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). A ferramenta permite estimar e monitorar o carbono removido em projetos de restauração florestal, a um custo muito mais acessível e viável do que as certificações padronizadas do mercado de créditos de carbono, que orbitam na casa dos milhares de dólares.

“Com a plataforma Carbon On Track Restauração, estamos dando um passo importante para a gestão sustentável dos projetos de restauração florestal, contribuindo para a redução de gases de efeito estufa e para a promoção da agenda ESG [governança ambiental, social e corporativa]. Com nosso conhecimento em auditoria e certificação florestal, os investidores poderão ter a tranquilidade de acompanhar e comprovar suas metas de restauração florestal de forma transparente e confiável, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e a promoção do desenvolvimento sustentável”, afirma Leonardo Sobral, gerente de cadeias florestais do Imaflora.

Leonardo comandou o evento de lançamento realizado na AYA Earth Partners, espaço recém inaugurado na capital paulista, que se propõe a discutir e criar soluções para a “descarbonização da economia” – isto é, criar uma economia que não polua a atmosfera, agravando as mudanças climáticas.

Rafael Bitante, gerente de restauração florestal da Fundação SOS Mata Atlântica, participou do encontro e contou como foi acompanhar do desenvolvimento da plataforma. A Fundação, com quase 30 anos de experiência em restauração do bioma, foi a primeira cliente desta nova modalidade. Por se tratar do projeto piloto, o desenvolvimento da plataforma contou com o olhar estratégico da Fundação para o desenho da metodologia.

“A plataforma preenche uma lacuna importante para o crescente mercado de carbono. Hoje, associar projetos de restauração florestal às plataformas de padrões de certificação para gerarem os créditos traz limitações de escala do projeto e, na maioria dos casos, os rendimentos dos créditos não são suficientes para viabilizar o projeto. A solução que a Carbon on Track traz mantém todos os benefícios de uma verificação e transparência de terceira parte, com custos viáveis”, explica Rafael.

Rafael em roda de conversa com Vera Lúcia, representante do programa Floresta Viva do BNDES, Marina Bragante, da AYA Hub, e Natali Vilas Boas, do Imaflora.

 

O módulo Restauração integra a plataforma Carbon On Track, lançada em 2022 para cálculo das estimativas das emissões e remoções de Gases do Efeito Estufa (GEE) de diversos sistemas produtivos na escala de propriedades rurais, utilizando como base as metodologias internacionalmente reconhecidas como Diretrizes IPCC, Protocolo GHG, Verra/CVS, Gold Standard, entre outras.

Além de áreas de restauração da SOS Mata Atlântica, plantios do H2A Hub AgroAmbiental também já estão em monitoramento pela plataforma.

Diferenciais

A plataforma Carbon on Track Restauração conta com dois ambientes, sendo um painel público para acompanhamento dos projetos a partir de filtros interativos, e um ambiente customizado, de acesso restrito, no qual os clientes poderão verificar todas as informações sobre o seu projeto e gerar relatórios detalhados. 

Um de seus principais diferenciais é o compromisso de realizar verificações in loco, com visitas técnicas em campo para análise dos critérios e parâmetros de qualidade da restauração. A verificação é anual e funciona como um retrato do projeto da área em processo de recomposição da vegetação nativa.

Considerando também que a restauração florestal precisa ir além da gestão do carbono, a ferramenta irá considerar critérios sociais e ambientais, como recursos hídricos, diversidade de espécies, regeneração natural, sobrevivência de mudas, cobertura do dossel, remoção do carbono, capacidade de geração de emprego, assim como responsabilidade com os trabalhadores em campo em pontos como: uso de EPIs, igualdade de gênero  e jornada de trabalho. Os resultados dessa verificação também poderão ser visualizados na plataforma.

A Carbon on Track Restauração já está no ar. O monitoramento pode ser iniciado em qualquer fase do projeto e verificado ano a ano. “Vale ressaltar que a plataforma não tem o objetivo de ser uma ferramenta para emissão de créditos de carbono, mas pode ser um ponto de partida para iniciativas que querem obter um inventário de carbono atualizado e alinhado aos padrões de excelência para atuarem na área”, explica Leonardo.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

NOTÍCIAS RELACIONADAS