Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Espécies de mamíferos silvestres ocupam área de Mata Atlântica recuperada

Iniciativa marca história de projeto da Fundação SOS Mata Atlântica em fazenda de 500 hectares, em Itu

24 de setembro de 2020

O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil completa 13 anos, em novembro próximo, com diversos motivos para comemorar. Neste período, a iniciativa produziu mais de 4,5 milhões de mudas de diferentes espécies florestais nativas da Mata Atlântica, recebeu 48 mil visitantes, colaborou em mais de 40 pesquisas e estabeleceu parcerias com mais de 300 empresas. Entre seus resultados, o estudo do Laboratório de EcologiaManejo e Conservação de Fauna Silvestre da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), da Universidade de São Paulo: Qual é a interação de espécies de mamíferos terrestres com uma área restaurada de floresta?

Veado-catingueiro (Mazama gouazoubira)

A pesquisa identificou 20 espécies nativas de mamíferos de médio e grande porte, como gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), gato-mourisco (Puma yagouaroundi), lontra (Lontra longicaudis), paca (Cuniculus paca), entre outras. Das espécies nativas registradas, seis encontram-se em algum grau de ameaça de extinção. Isso demonstra a importância da área para a conservação da diversidade local e regional. Além disso, grupos familiares de algumas espécies foram encontrados, como de cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) e gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris).

Para chegar a essas conclusões, um grupo de seis especialistas, com coordenação da professora Dra. Katia Ferraz, monitorou os mamíferos terrestres e avaliou seu papel funcional. Esse monitoramento foi realizado entre agosto de 2016 e junho de 2019, com uma coleta de dados a partir da busca ativa – registros diretos (visualização) e indiretos (pegadas, fezes, carcaças etc.), além de armadilhas fotográficas, incluindo cestos com frutas para os animais. “Neste estudo foi possível comprovar que a área é um importante refúgio para animais na região, tanto aqueles que vivem ali ou alguns que utilizam o local como passagem“, afirma a professora.

“Esses resultados mostram como a restauração florestal é importante para fazer da área recuperada um ambiente

Gato-do-mato (Leopardus Tigrinus)

funcional, com a presença da biodiversidade regional e que exerça serviços ecossistêmicos – como sequestro de carbono e recuperação de paisagens naturais – como a floresta exercia em seu estado original“, afirma Rafael Bitante Fernandes, gerente de Restauração Florestal da Fundação SOS Mata Atlântica.

Dentre esses serviços, o estudo realizado analisou as interações entre os animais que se alimentam de frutos e que podem levar ao importante serviço de dispersão de sementes. Dentre as espécies que apresentaram frugivoria, ressalta-se o cachorro-do-mato como aquela com maior potencial para dispersão efetiva.

Fernandes traz outras conquistas do Centro de Experimentos Florestais ao longo de sua história. A fazenda, hoje de propriedade do Grupo HEINEKEN, foi cedida em comodato em 2007 para a SOS Mata Atlântica. A área tem mais de 500 hectares e teve mais da metade de seu território recuperado com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, como quaresmeira, pitanga, jatobá, palmito-jussara, ipê-branco, ipê-amarelo, jequitibá, entre outras. Foram plantadas aproximadamente 720 mil árvores no local.

Lontra (Lontra longicaudis)

Hoje, 12 anos depois, já é possível ver um cenário bem diferente, com árvores que alcançam 10 metros de altura. A partir de outros projetos de pesquisa, realizados em parcerias com universidades, pode-se considerar o espaço como refúgio para a biodiversidade, incluindo mais de 200 espécies de aves identificadas. No local, também são realizadas atividades de educação ambiental com professores e alunos, mobilização, cursos e capacitação.

“Para os próximos anos, queremos que esta iniciativa seja um modelo a ser seguido por outras propriedades. Com este projeto é possível mostrar como restaurar a floresta beneficia a todos e vale a pena para os prorietários de terra, empresas, governos e a sociedade. Esses resultados que apresentamos comprovam isso“, finaliza Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.

Segundo dados do Atlas da Mata Atlântica, iniciativa da Fundação com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a área restaurada de 386 hectares representa um incremento de 6% nas florestas nativas bem preservadas em áreas acima de 3 hectares da cidade, que hoje são 6.251 hectares. Somando todas as florestas e áreas naturais de Mata Atlântica, a cidade possui hoje 12.010 hectares de Mata Atlântica, 18,7% do que havia originalmente. A SOS Mata Atlântica já plantou mais de 1 milhão de árvores na cidade.

Veja o antes e depois da restauração na propriedade

Mais de 500 municípios já contaram com ações de restauração da ONG. Clique aqui e veja os 10 que mais receberam mudas da organização.

Ranking de restauração

Ao longo de sua história, a Fundação SOS Mata Atlântica plantou cerca de 41 milhões de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, parte delas produzidas no Centro de Experimentos Florestais – base da ONG para projetos de restauração florestal.

Deste total, 28 milhões foram plantadas em São Paulo, estado campeão do ranking, com 349 municípios com projetos de restauração da fundação. Em seguida, vem o Paraná, com 5 milhões de árvores, e Minas Gerais, com 3 milhões.

Clique aqui e veja o ranking completo dos estados

Crédito: Fundação SOS Mata Atlântica

COMPARTILHE