Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Grupo de voluntários completa 10 anos

31 de julho de 2007

Há exatos 10 anos, no dia 31 de julho de 1997, acontecia em Itu (SP) a primeira ação do Grupo de Voluntários da SOS Mata Atlântica. Desde então, os integrantes liderados pelo coordenador desta atividade na ONG, Beloyanis Monteiro, têm desenvolvido uma história recheada de sucesso, que se tornou referência no Brasil.

Regiões como Brasília (DF), Curitiba (PR), Paraty (RJ), Guarujá (SP), o Lagamar (SP) e São Paulo (SP) já foram palco de ações de protesto, sensibilização e educação ambiental capitaneadas pelas centenas de voluntários da Fundação. Com a missão de “participar como agentes multiplicadores, mobilizando e sensibilizando a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente, fortalecer o exercício da cidadania e despertar para mudanças de valores”, pessoas das mais variadas profissões, idades e realidades têm unido esforços e conhecimentos para desenvolver programas como o Plantando Cidadania e difundir experiências como a do “Modelo Colaborativo”.

“Seja ao contribuir para a mudança da realidade em escolas da periferia de São Paulo ou ao indicar posicionamentos para eleitores e candidatos nas eleições, nossos voluntários têm desempenhado um papel essencial para o avanço da cidadania socioambiental e nos orgulhamos de ter esta força humana a favor da Mata Atlântica”, comemora Mario Mantovani, diretor de Mobilização da Fundação.

Mas quem é o voluntário da SOS Mata Atlântica presente nas ações? Segundo Beloyanis Monteiro, coordenador do Programa de Voluntariado, “é aquele que entende a importância de ‘fazer com’ e não de ‘fazer para’, engajado na transformação do ambiente a sua volta e não em ações filantrópicas. Seu papel é o do agente multiplicador que desperta nas pessoas a consciência de que são o centro de seu desenvolvimento e da qualidade de vida de sua comunidade”.

Nesta terça-feira, às 17h, Bellô Monteiro participa de um chat no site Habbo Hotel, falando sobre os dez anos do Grupo de Voluntários da Fundação.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

NOTÍCIAS RELACIONADAS