Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Parque Nacional do Itatiaia comemora 86 anos e inaugura nova trilha de acessibilidade

Além das estruturas de uso público já existentes, a unidade tem investido em diversas atividades de inclusão social

3 de julho de 2023

Criado em 1937 pelo Presidente Getúlio Vargas, o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) – mais antigo do Brasil, celebrou 86 anos em junho. A ocasião foi festejada com apresentações musicais, palestras, exposições de arte sobre os biomas brasileiros e a inauguração da trilha Alameda Conectar, projetada exclusivamente para cadeirantes, idosos e deficientes visuais.

O novo percurso tem aproximadamente 120 metros e está inserido no Bosque Sensorial, que já contava com outras duas pequenas trilhas. Todo o caminho oferece experiências sensoriais e acessíveis, como piso adaptado – construído com pó de terra e pedra natural, corrimão e rodapé em eucalipto.

Além das estruturas comuns e das trilhas de apoio a pessoas com baixa mobilidade, o PNI também oferece outras ferramentas de inclusão, como a tecnologia assistiva, que serve para facilitar o acesso aos atrativos naturais e culturais da unidade. É importante destacar que todos esses recursos permitem ao visitante explorar o sistema sensorial humano por meio da percepção de cores, formas, texturas, odores e sons.

“As unidades de conservação só terão perenidade se a nossa sociedade como um todo aprender a amá-las e defendê-las. Isso só vai acontecer se as pessoas visitarem e conhecerem suas áreas protegidas e para isso os parques são as vitrines e as trilhas os caminhos para esse conhecimento”, pondera o analista ambiental Gustavo Tomzhinski, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que gere esta Unidade de Conservação (UC).

A cerimônia realizada em comemoração aos 86 anos do Parque contou com a presença do presidente do ICMBio, Mauro Pires; da gerente regional, Fernanda Garcia; dos prefeitos de Itatiaia/RJ e Itamonte/MG, bem como de outros representantes de unidades de conservação federais e instituições parceiras do ICMBio.

Inauguração de nova trilha acessível no Parque Nacional do Itatiaia, em 14 de junho de 2023. Fotos: Divulgação.

Sobre o Parque

Atualmente, o PNI abrange uma área de mais de 28 mil hectares de Mata Atlântica na Serra da Mantiqueira, estendendo-se desde os 540 metros de altitude, próximo ao vale do Paraíba, até 2791 metros de altitude no pico das Agulhas Negras.  

Com isso, protege diferentes ecossistemas da Mata Atlântica e abriga diversas espécies endêmicas e ameaçadas. Além disso, no PNI estão as nascentes de diversos rios que drenam para a bacia do rio Grande e para a bacia do Paraíba do Sul, um dos rios mais importantes da região sudeste da Mata Atlântica. 

A missão do Parque é preservar as paisagens, mananciais e ecossistemas únicos do maciço do Itatiaia, mas sobretudo busca que a sociedade usufrua de seus benefícios por meio de atividades de educação ambiental, recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico. Nesse sentido, o PNI é um grande aliado para inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica. 

Além de ser o pioneiro, o PNI continua inovando com um olhar especial para a inclusão e diversidade, realizando encontros e ações especialmente voltadas ao público PCD. A Fundação SOS Mata Atlântica é parceira do Parque e já apoiou a melhoria das infraestruturas para recebimento de voluntários, apoio ao visitante e obras para viabilizar atividades voltadas às pessoas com deficiência. 

Mais recentemente, essa parceria conta com apoio da Foxton Brasil, o que vem permitindo a manutenção das trilhas mais utilizadas, como a da cachoeira véu da noiva, a expansão de áreas importantes para manutenção e a ajudou também na inauguração da trilha Alameda Conectar. 

“A SOS Mata Atlântica parabeniza o Parque Nacional do Itatiaia pelos seus 86 anos e a Foxton Brasil pela parceria que valoriza as áreas protegidas do bioma. Esperamos que mais pessoas possam conhecer o primeiro Parque Nacional do Brasil e se engajarem cada vez na causa da conservação da Mata Atlântica”, declara Diego Igawa, coordenador de projetos na Fundação SOS Mata Atlântica.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

NOTÍCIAS RELACIONADAS