Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Programa de Voluntariado da SOS Mata Atlântica comemora 15 anos

3 de dezembro de 2012

Exercer cidadania e trabalho em equipe são habilidades fundamentais para o grupo de voluntariado que comemora 15 anos de muitas ações e aprendizados  

No dia 12 de dezembro, a Fundação SOS Mata Atlântica celebra 15 anos de seu Programa de Voluntariado. Neste tempo, foi possível realizar atividades de capacitação, educação ambiental em escolas, mobilizações, mutirões, participações em eventos e visitas às outras bases de atuação da organização, com mais de 100 voluntários atuantes.

O Programa de Voluntariado da SOS Mata Atlântica, que é considerado uma referência em voluntariado, principalmente na área socioambiental, foi criado em 1997 com o objetivo de atender à demanda de cidadãos que procuravam a ONG com o desejo de contribuir para o resgate da qualidade de vida e conservação ambiental. O programa busca aproveitar esse potencial e incentivar a participação ativa em ações realizadas pela Fundação, discutindo questões ligadas à temática da educação ambiental, lixo, poluição das águas, consumo consciente, mobilização e incentivo à cidadania.

Para o coordenador e fundador do programa, Beloyanes Monteiro, os 15 anos do voluntariado da ONG se resumem em 15 anos de trabalho em equipe. “O nosso papel, como ONG, é de criar oportunidades para mobilizar e estimular cada vez mais as pessoas. O trabalho voluntário vai além da filantropia e da ocupação de quem sente tédio”. Ele explica também que “a ação voluntária, antes de qualquer coisa, é uma ação de cidadania com muita responsabilidade e comprometimento”.

O coordenador explica ainda que o trabalho voluntário proporciona sensações de satisfação para quem exerce. “As pessoas crescem, ensinam e aprendem com os trabalhos. Ser voluntário é se doar para as ações não só no momento da reunião do programa e das saídas com o grupo de voluntários, mas no dia-a-dia com o trabalho, escola, família.” Segundo ele, os voluntários iniciantes normalmente já têm uma percepção da questão social, e com o tempo vão desenvolvendo ainda mais habilidades.

O voluntário Fernando Celloto, que participa do programa desde a primeira reunião, há 15 anos, afirma que “o voluntariado da SOS Mata Atlântica é diferenciado, pois criou uma identidade própria e tudo é feito em conjunto”. “Ser voluntário está no dia-a-dia de cada um, está nas ações, no querer passar um pouco suas experiências, ideias e vivencias para as pessoas”, observa.

Desde sua fundação, o grupo de voluntários da Fundação participa ativamente de mobilizações, audiências públicas, protestos, além de atuar no programa Plantando Cidadania, que leva dinâmicas de educação ambiental e cidadã a escolas da rede pública e a comunidades onde estas escolas se localizam.

Denise Bemelmans, coordenadora-adjunta do programa, explica que o voluntariado se destaca por não ser filantrópico nem assistencialista. “Atuamos com as pessoas e não para as pessoas, construindo as histórias em conjunto e levando em consideração o talento de cada um”.

Empresas também podem implantar programas internos de voluntariado. Denise explica que, em primeiro lugar, a direção da empresa deve abraçar o programa e saber se seus colaboradores concordam e o que esperam desse do voluntariado. Após aprovado internamente, as instituições têm o dever de planejar, implantar e gerenciar o programa, divulgar externa e internamente, valorizar e reconhecer as ações voluntárias e, principalmente, trabalhar em sintonia com outros programas de voluntariado.

Se você ou sua empresa ficaram interessados em se tornarem voluntários da SOS Mata Atlântica é preciso participar de uma reunião de seleção. Para saber quando será a próxima, os interessados devem acompanhar a seção “eventos” do site www.sosma.org.br, ou escrever para o e-mail voluntariado.apoio@sosma.org.br.

 

  •  Jornada sobre voluntariado e eduçação ambiental integra comemorações do aniversário do Voluntariado

O programa Plantando Cidadania, iniciativa do Voluntariado, da SOS Mata Atlãntica, também comemora um marc em dezembro: 10 anos de atividades de educação ambiental e cidadania. Desde 2001, o programa atua no sentido de sensibilizar alunos e comunidades sobre as questões ambientais, valorizando as relações humanas através de diferentes ações. Mais de 20.000 alunos da rede pública de ensino, de 3 a 14 anos, já foram atendidos. Para celebrar o marco e compartilhar resultados positivos, lições aprendidas e reflexões, será realizada no dia 7 de dezembro a 1ª. Jornada Plantando Cidadania. O evento ocorre das 9h às 17h, no hotel Century Paulista (São Paulo-SP). As vagas são limitadas: para se inscrever é necessário enviar email para voluntariado.apoio@sosma.org.br. Veja a programação e outros detalhes no aqui .

  • Ação “Seja Voluntário por um Dia” comemora Dia Internacional do Voluntário

Em comemoração ao Dia Internacional do Voluntário, a SOS Mata Atlântica realizará a ação “Seja Voluntário por um Dia”, no dia 8 de dezembro. O evento acontece das 10h às 15h, quando os participantes farão um mutirão de revitalização dos espaços no Instituto Anchieta Grajaú, zona sul de São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas e abertas somente a pessoas maiores de 18 anos. Os interessados devem encaminhar nome, idade, profissão e telefone para o e-mail voluntariado.apoio@sosma.org.br ou entrar em contato pelo telefone (11) 3262-4088. A equipe da SOS Mata Atlântica é responsável pelo transporte de ida e volta até o Instituto, pelos materiais necessários e pela alimentação. Saiba mais.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

NOTÍCIAS RELACIONADAS