Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

SOS Mata Atlântica abre as portas para você conhecer espécies do bioma

O próximo Porteira Aberta acontece no dia 5 de novembro, em Itu (SP), com roteiro por árvores nativas e observação de aves

24 de outubro de 2022

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza no sábado, 5 de novembro, das 9h às 13h, mais uma edição do Porteira Aberta. Realizado desde 2010, o evento abre o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN, em Itu (SP), para visitação e realização de atividades na natureza, como a trilha, o jardim sensorial e o viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica. Até hoje, mais de 2.000 pessoas já participaram da iniciativa.

Esta edição vai passar por Espécies da Mata Atlântica presentes na trilha da área em processo de restauração plantada pela Fundação – terra de uma antiga fazenda de café que agora vê a biodiversidade da floresta mais devastada do Brasil de volta.

O roteiro passa por árvores como o jequitibá-rosa, embaúba, cedro e palmeira juçara, todas de grande importância para o bioma. As atenções também estarão voltadas para as 200 espécies de aves, aproximadamente, que já foram registradas na sede da SOS Mata Atlântica.

A atividade é gratuita e aberta para o público geral, e é possível fazer uma contribuição voluntária para a organização.

 

 

Por que abrir as portas

O Porteira Aberta, além de mostrar a atuação da ONG principalmente na área de restauração florestal, pesquisa e educação ambiental, busca reunir pessoas interessadas pelo meio ambiente e envolvê-las, trocando experiências e muitas vezes gerando novos contatos, projetos e amizades.

No local funciona a sede da SOS Mata Atlântica, com um viveiro com capacidade de produzir 750 mil mudas por ano – com uma variedade de até 120 espécies nativas. Também são realizadas ações de educação ambiental, mobilização, cursos e capacitação, além de pesquisa em parceria com universidades. Anteriormente, o local abrigava uma fazenda de café e de gado que teve sua área restaurada pela ONG – já foram plantadas na área 720 mil árvores.

A fazenda, de propriedade do Grupo HEINEKEN e que desde 2007 é cedida em comodato para a SOS Mata Atlântica, tem cerca de 500 hectares e teve 80% recuperada com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Hoje, 15 anos depois, já é possível ver um cenário bem diferente, com árvores que já alcançam 10 metros de altura e a partir dos projetos de pesquisas realizados em parcerias com universidades, já se pode considerar o espaço como refúgio para a biodiversidade, com espécies que se alimentam, se abrigam e se reproduzem na área, incluindo mais de 200 espécies de aves já identificadas e algumas espécies de mamíferos.

Além disso, com patrocínio do Grupo HEINEKEN, desde 2010 é desenvolvido no espaço um projeto de educação ambiental para escolas e grupos de Itu e região, que já recebeu mais de 48 mil pessoas para atividades como a trilha, jardim sensorial, centro de interpretação e viveiro de mudas nativas e tem como principal objetivo proporcionar experiências com a natureza e diálogos sobre questões socioambientais.

“Acreditamos muito no poder da experiência para a consciência. Proporcionar momentos de experiência com a natureza contribui para que as pessoas se inspirem cada vez mais na defesa desses ambientes, vendo pessoalmente os resultados de recuperar florestas, recuperar a qualidade da água e entender a importância das áreas protegidas e conservadas para a biodiversidade e para nossa saúde e bem-estar”, afirma Kelly De Marchi, educadora ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica.

 

Porteira Aberta

Quando: 10 de setembro de 2022, das 9h às 13h

Onde: Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN. Rodovia Marechal Rondon, km 118,3 – Bairro Porunduva – Itu/SP

Como chegar: Waze / Google Maps

Mais informações: (11) 3262-4088 ou kelly@sosma.org.br

Inscrições

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

NOTÍCIAS RELACIONADAS