Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

SOS Mata Atlântica participa do Ato pela Terra nesta quarta-feira

Manifestação convocada por Caetano Veloso ocorrerá em Brasília na quarta-feira (9), a partir das 15h, em frente ao Congresso Nacional.

7 de março de 2022

A SOS Mata Atlântica participa, no dia 09 de março, em Brasília (DF), do Ato pela Terra organizado por Caetano Veloso – ao lado de artistas, lideranças, movimentos socioambientais e outros convidados. O movimento se coloca contra o Pacote de Destruição que tramita no Congresso Nacional.

Em frente ao Congresso Nacional levantaremos a bandeira das nossas causas para denunciar, mais uma vez, que “Continuam Tirando o Verde da Nossa Terra”. Vamos nos manifestar e repudiar os retrocessos, a falta de transparência e participação da sociedade e os desmontes de projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. São propostas que atacam a legislação ambiental brasileira e atentam contra o direito humano ao meio ambiente equilibrado, à saúde e aos patrimônios naturais do povo brasileiro que são as florestas, a Mata Atlântica e à água.

Esse ato é um chamamento à cidadania e um alerta aos parlamentares de que a defesa do meio ambiente é essencial para o Brasil enfrentar a emergência climática, para resgatar a nossa credibilidade e liderança no cenário internacional e, acima de tudo, para o desenvolvimento do país. A pauta ambiental interessa e diz respeito às nossas vidas e a de todos os seres.

Neste momento em que o mundo clama por paz e justiça climática, reiteramos nosso manifesto Viva a Mata. Precisamos:

Reviver as nascentes, reduzir as emissões, recuperar as florestas, revitalizar os parques, resguardar a biodiversidade!

Reverter os estragos, reagir aos abusos, rechaçar a irresponsabilidade.

Reafirmar nossa missão, reagrupar voluntários e militantes, redobrar os esforços.

Resistir aos retrocessos, repudiar os crimes ambientais.

Reforçar nossa ambição, reunir parceiros, recrutar as empresas pelo bem comum.

Repelir as queimadas, o desmatamento e o negacionismo.

Reabrir diálogos e repactuar compromissos para regenerar a vida.

Realizar. Renovar. Reinventar.

Redesenhar o futuro de um dos biomas mais importantes do planeta.

Restaurar a Mata Atlântica. Reequilibrar o meio ambiente. 

Vamos juntos, RECONSTRUIR.

 

Sobre o Ato pela Terra

Mais de 230 organizações da sociedade civil e movimentos sociais se juntaram a um grupo de cerca de 40 artistas para o Ato pela Terra, que ocorrerá em Brasília nesta quarta-feira (9), a partir das 15h, em frente ao Congresso Nacional.

Entre as organizações que até agora aderiram ao ato estão entidades ambientalistas, estudantis, indígenas, sindicais, do movimento negro e da academia. É a primeira vez que um conjunto tão diverso de atores da sociedade realiza um ato dessa dimensão tendo a pauta socioambiental à frente.

Cada um desses projetos retira dos brasileiros um pedaço de seu futuro”, afirmam as organizações num manifesto. “Para premiar um punhado de criminosos, eles condenam os ecossistemas, os assentamentos rurais, os indígenas e os quilombolas. Ampliam o abismo da desigualdade. Mergulham nossa economia no atraso e no descrédito externo e tornam o Brasil um risco climático global.

As entidades pedem ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que nenhum dos projetos do “combo da morte” seja votado até que esteja alinhado com a ciência, com as demandas das populações tradicionais e à luz da emergência climática.

 

 

Informações:

O que: Manifestação em defesa da Terra e contra o #PacoteDaDestruição

Quando: 09/03 (quarta-feira), a partir de 15h

Onde: Esplanada dos Ministérios em frente ao Congresso Nacional

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

NOTÍCIAS RELACIONADAS