Apoio a áreas protegidas marinhas

A SOS Mata Atlântica trabalha para ampliar as áreas marinhas protegidas do Brasil. Além disso, apoia a gestão e manutenção de importantes Unidades de Conservação na costa brasileira.

Para isso, conta com o engajamento do setor privado e da sociedade e realiza parcerias com órgãos ambientais do governo.

Atualmente, a organização apoia oito parques e reservas marinhos, entre direcionamento de recursos diretos à gestão dessas áreas ou por meio de projetos selecionados em editais. O objetivo das iniciativas é ampliar o engajamento e a presença da sociedade nessas áreas, bem como resguardar os benefícios que elas prestam para a sociedade.

Esses apoios são garantidos por fundos constituídos por doações de empresas ou de pessoas físicas para a proteção, gestão e sustentabilidade das áreas marinhas. Entre elas, exemplos emblemáticos, como as áreas de Proteção Ambiental (APAs) Costa dos Corais (PE e AL) e de Guapi-Mirim (RJ), a Estação Ecológica de Guanabara (RJ) e a Reserva Biológica Atol das Rocas (RN).

Pessoas físicas e jurídicas podem aportar recursos e ser apoiadores de áreas marinhas protegidas. Entre em contato para saber mais.

Projetos que colaboram para o aumento do engajamento e presença da sociedade em áreas protegidas podem ser beneficiados pela organização. Periodicamente, a organização abre editais para projetos. O processo é competitivo e as iniciativas são analisadas por um comitê julgador.

Esses editais são divulgados no site e redes sociais da Fundação, e para a imprensa. Acompanhe o site e siga nossas redes sociais.