Centro de Experimentos Florestais

Uma fazenda no interior de São Paulo, que já teve diferentes vocações – como produção de café e criação de gado – hoje é um exemplo claro de que a restauração da floresta pode trazer inúmeros benefícios para a vida.

O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN, localizado em Itu (SP), sedia a Fundação SOS Mata Atlântica. Também é o local de muitas ações de educação ambiental, pesquisa e capacitação técnica em parceria com universidades.

Lá funciona ainda um viveiro com capacidade de produzir, anualmente, 750 mil mudas de 110 espécies nativas da Mata Atlântica, que são implantadas em projetos na região e dentro da própria fazenda, que neste processo de recomposição da floresta já recebeu o plantio de 720.000 (setecentos e vinte mil) mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Com 14 anos de existência, o Centro acumula ótimos resultados, como o retorno de nascentes e o aumento da presença de animais na região.

As atividades do Centro mostram que conservar os recursos naturais e restaurar os ecossistemas da Mata Atlântica é algo possível, e contam com a participação de um amplo corpo de funcionários, como engenheiros florestais, biólogos, educadores e viveiristas.

O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN nasceu em 2007, em uma antiga fazenda de café cedida pelo grupo HEINEKEN no Brasil, na região de Itu (SP).

Ao longo dos anos, o espaço passou por melhorias para ampliar suas atividades e torná-las acessíveis a todos os públicos. Exemplos são a inauguração, em 2013, da trilha interpretativa – com 600 m em fragmentos de mata em diferentes estágios de restauração florestal – e do Jardim Sensorial – que oferece aos visitantes novas sensações no contato com a natureza, através do estímulo dos sentidos com texturas, sons, cores e aromas das espécies.

Em 2017, o Centro celebrou 10 anos com um evento que reuniu colaboradores, ONGs, empresas parceiras e autoridades. O encontro comemorou também 17 anos dos programas de restauração florestal da SOS Mata Atlântica, e resultados como os mais de 40 milhões de árvores nativas e a restauração de 23 mil hectares, em 9 estados e 550 municípios da Mata Atlântica, uma área equivalente ao território do Recife (PE).

Confira os resultados dessa história.

Mais água
O Centro de Experimentos contava com 17 nascentes em 2007, quando o projeto começou. Duas delas voltaram a verter água após o plantio de árvores nativas, ampliando o total para 19 nascentes. Também foi possível notar no local um aumento de 5% de água superficial e 20% de água subterrânea.

Mais vida
A recuperação da mata também foi a responsável pelo aumento de 156,7% no número de espécies de aves na antiga fazenda. Um estudo realizado em parceria com os pesquisadores Marcos Melo e Marco Silva, da Universidade Federal de São Carlos, identificou 81 espécies de aves no local em 2007. Dez anos depois, o número mais do que duplicou, chegando a 208, incluindo duas espécies ameaçadas de extinção: a perdiz e a curica.

De acordo com o levantamento, o Centro de Experimentos abriga outras seis espécies de aves classificadas como quase ameaçadas de extinção, e 13 espécies que frequentam a fazenda atualmente são endêmicas da Mata Atlântica (só são encontradas neste bioma).

Mais floresta
Quando foi criado, em 2007, o local tinha 49 hectares de floresta. Hoje, ele conta com 386 hectares restaurados. O viveiro do Centro tem capacidade de produzir 700 mil mudas de 110 espécies nativas da Mata Atlântica por ano, usadas em projetos na região e dentro da própria fazenda.

O trabalho de sensibilização e educação ambiental convida o público a conhecer o Centro de Experimentos e a aprender sobre a floresta e outras questões ambientais.

O “Porteira Aberta” se abre para o público geral, que pode reservar seus ingressos pelo Sympla. O anúncio das datas é feito pelos canais de comunicação da Fundação SOS Mata Atlântica, como site e redes sociais. A participação é gratuita, mas é possível fazer uma contribuição para as causas e trabalho da organização.

Já no “Aprendendo com a Mata Atlântica”, que conta com o patrocínio do Grupo Heineken, a participação é voltada para escolas. Acesse a página do projeto para saber como participar.

Entre em contato para mais informações sobre o Centro de Experimentos Florestais e aquisição de mudas:
Email: Fale Conosco
Telefone: (11) 4013-2551
Endereço: Rodovia Marechal Rondon, km 118. Itu-SP