BEM-VINDO À SOS MATA ATLÂNTICA

Nossa missão é inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica.



RELATÓRIOS ANUAIS

Acesse nossos materiais para conhecer mais sobre nosso trabalho e saber o que a Fundação SOS Mata Atlântica realizou em anos anteriores.
Escolha o ano e Faça o download do seu relatório

PUBLICAÇÕES

Cartilha Jardim de Chuva

Conheça mais sobre essa solução baseada na natureza a partir da experiência prática de construção de um jardim de chuva na cidade de Itu, SP. Elaborada pela equipe da causa Água Limpa da Fundação SOS Mata Atlântica.

2023
Baixar

Edital SOS Mata Atlântica 02/2023 - Rio Pinheiros

Fundação SOS Mata Atlântica e Heineken abrem edital para a seleção de propostas e projetos que visem a aplicação de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) e intervenções físicas, estruturais, artísticas e educacionais, entre outras, na bacia hidrográfica do Rio Pinheiros. O objetivo é chamar a sociedade civil para elaboração e execução de ações que colaborem com o processo de despoluição e revitalização de nossos rios urbanos, com projetos demonstrativos que possam servir de exemplo para que, se aplicados em escala, tragam resultados significativos para melhoria da quantidade e qualidade da água dos rios.

2023
Baixar

Relatório Observando o Tietê 2023

Neste ano, o programa de monitoramento voluntário e ciência cidadã da SOS Mata Atlântica completa 30 anos. Para celebrar um marco que poucas iniciativas conseguem atingir, o já tradicional relatório sobre a qualidade da água do rio Tietê está especial. Além de trazer os resultados das análises no último ano, o tamanho da mancha de poluição do Tietê e dados comparativos com outros anos, também conta como essa história começou, e destaca os grupos de voluntários que mantém o monitoramento - e o sonho de água limpa para todos - vivo. Acesse já!

2023
Baixar

Unidades de Conservação Municipais da Mata Atlântica

Novo levantamento da SOS Mata Atlântica encontra mais de 1.500 UCs municipais no bioma. O número é quatro vezes maior do que o encontrado no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação nesta esfera de gestão. Valorizar essas UCs locais pode auxiliar o país a se aproximar da meta estabelecida pela Convenção de Diversidade Biológica de proteger 30% de seus ecossistemas terrestres de forma representativa até 2030. Ainda assim, a proteção da Mata Atlântica continua necessitando de fortalecimento, como aponta o relatório.

2023
Baixar

Turismo na Mata Atlântica

Neste e-book de linguagem fácil e acessível você encontra dicas de visitação em nove Unidades de Conservação da Mata Atlântica. Parques, Florestas Nacionais e Áreas de Proteção Ambiental são retratadas aqui com opções de lazer, passeio, descanso, aventura e muita conexão com a natureza. Confira!

2023
Baixar

2022 Annual Report

Get to know everything SOS Mata Atlântica did in 2022 to protect one of the world's most threatened and biodiverse biomes - the Atlantic Forest.

2022
Baixar

Atlas da Mata Atlântica 2021-2022

Mapeamento do desmatamento no bioma Mata Atlântica, conforme os limites definidos por sua lei especial, no período de 2021 a 2022. O estudo, feito em parceria com o INPE, mostra que o desmatamento ainda é uma ameaça à Mata Atlântica, e aponta a perda de mais 20 mil campos de futebol no bioma.

2022
Baixar

Curso Água Limpa

Este relatório apresenta os resultados alcançados pelo Curso de Extensão Online Água Limpa, uma iniciativa de Educação Ambiental desenvolvida pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com a Fundação Pictet e apoio técnico do Instituto Singularidades. O Curso Água Limpa foi oferecido, gratuitamente, para educadores, estudantes universitários, voluntárias(os) do Programa Observando os Rios, da SOS Mata Atlântica, e público em geral de todo Brasil.

2023
Baixar

Informativo sobre a Mata Atlântica

Neste folheto, trazemos as principais informações sobre o bioma Mata Atlântica, um dos mais biodiversos do mundo. Veja a extensão do bioma, número de espécies estimadas que ele abriga, a população brasileira que nele habita e estratégias para sua preservação.

2023
Baixar

Nota técnica da SOS Mata Atlântica sobre a MP1150

A nota analisa como a medida provisória 1150/2022, aprovada pela Câmara dos Deputados em 29 de março de 2023, vai contra a Lei da Mata Atlântica e atrapalha o cumprimento de acordos internacionais de clima, biodiversidade e água firmados pelo Brasil.

2023
Baixar

O Retrato da Qualidade da Água nas Bacias Hidrográficas da Mata Atlântica

Relatório produzido pelo programa Observando os Rios, da Fundação SOS Mata Atlântica com apoio da Ypê, mostra que menos de 7% dos rios monitorados na Mata Atlântica têm água de boa qualidade. O levantamento apontou qualidade regular em 75% dos casos, ruim em 16,2% e péssima em 1,9%, sendo que não foram registradas amostras que possam ser consideradas ótimas. Os dados foram levantados pela rede de 2.700 voluntários que integram o Observando os Rios. Com base em coletas mensais entre janeiro e dezembro de 2022, foram realizadas 990 análises em 160 pontos de 120 rios e corpos d'água em 74 municípios de 16 estados da Mata Atlântica.

2023
Baixar

Water Quality Portrait in the Watersheds of the Atlantic Forest

A report produced by the Observing the Rivers program, by the SOS Mata Atlântica Foundation with support from Ypê, shows that less than 7% of the monitored rivers in the Atlantic Forest have good quality water. The survey showed regular quality in 75% of cases, poor in 16.2% and poor in 1.9%, and no samples that could be considered excellent were recorded. The data were collected by the network of 2,700 volunteers who are part of Observing the Rivers. Based on monthly collections between January and December 2022, 990 analyzes were carried out at 160 points in 120 rivers and water bodies in 74 municipalities in 16 states of the Atlantic Forest.

2023
Baixar

Planner - Década da Restauração de Ecossistemas

Aproxime a Mata Atlântica da sua rotina! Baixe gratuitamente o nosso planner e apoie a causa enquanto organiza suas tarefas.

2023
Baixar

Calendário 2023

Estamos na década da restauração de ecossistemas! Você sabe o que isso significa? De acordo com as Nações Unidas, é um apelo para a proteção e regeneração dos ecossistemas do mundo, reestabelecendo um ambiente favorável para a nossa fauna e flora. Neste ano, criamos um calendário com ilustrações dos principais ecossistemas da Mata Atlântica: restinga, campos de altitude, mangue, floresta ombrófila densa, floresta estacional semidecidual e floresta ombrófila mista. Baixe aqui e imprima!

2023
Baixar

Receitas da Mata Atlântica

E-book de receitas vegetarianas criadas por chefs fantásticos, como Helena Rizzo, Bel Coelho, Carla Pernambuco e mais! Todas as receitas são feitas com ingredientes que podem ser encontrados na Mata Atlântica e, assim, podemos aprender através da culinária de forma lúdica e divertida, desenvolvendo uma relação maior de pertencimento à terra e respeito pelo lugar em que vivemos.

2022
Baixar

Edital 01/2022 - RPPNs no Mosaico da Bocaina

Edital de chamada para a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Mosaico de Unidades de Conservação da Serra da Bocaina. A SOS Mata Atlântica irá apoiar até cinco reservas dentro do território, que abrange os municípios de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty, no Rio de Janeiro, e Areias, Bananal, São José do Barreiro, Cunha, Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga, Silveiras, Caraguatatuba e Ubatuba, em São Paulo. O prazo foi prorrogado e as propostas podem ser enviadas até o dia 15 de novembro de 2022.

2022
Baixar

Atlantic Forest - English briefing

The Atlantic Forest, a top hotspot for biodiversity conservation, remains severely threatened. However, its restoration may make a substantial contribution to carbon sequestration and reaching the 1,50C goal. Recovering its ecosystem services is critical for the Brazilian economy and people and the planet. There is a governance framework to achieve it. This briefing introduces the Atlantic Forest, deforestation challenges and restoration opportunities for the world.

2022
Baixar

Produção de Alimentos na Mata Atlântica

Estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, com o apoio da Cátedra Josué de Castro, a partir de dados dos Censos Agropecuários do IBGE, as bases de dados de uso da terra do MapBiomas e o Atlas da Agropecuária Brasileira, entre outras referências, que comprova a importância do bioma para o sistema agroalimentar brasileiro e reforça as oportunidades para sua neutralidade em carbono. Lançado na COP27, Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, em 2022.

2022
Baixar

Em defesa da Mata Atlântica

Fundação SOS Mata Atlântica lança manifesto para o segundo turno das eleições de 2022 e reafirma a importância da agenda ambiental para a retomada do desenvolvimento no Brasil.

2022
Baixar

Observando o Tietê

O retrato da qualidade da água e a evolução dos indicadores de impacto do Projeto Tietê.

2022
Baixar

Annual report [English]

Everything SOS Mata Atlântica Foundation did in 2021.

2021
Baixar

Livro - 30 anos de Conservação do Hotspot de Biodiversidade da Mata Atlântica: desafios, avanços e um olhar para o futuro

Organizado pelo biólogo Luiz Paulo Pinto e a ambientalista Marcia Hirota, publicado pela Fundação SOS Mata Atlântica, aborda os esforços, avanços, conquistas e dificuldades enfrentadas ao longo de três décadas de proteção e reversão da trajetória de degradação da Mata Atlântica brasileira e aponta os caminhos para o futuro do bioma, o resgate da floresta e as iniciativas positivas da transição para a economia verde.

SELECIONE ANO

Atlas da Mata Atlântica

Mapeamento do desmatamento da Mata Atlântica – Período 2020-2021

2022
Baixar

Observando os Rios

O retrato da qualidade da água nas bacias hidrográficas da Mata Atlântica

2022
Baixar

Aprendizados da Restauração Florestal na Mata Atlântica

Plantamos árvores, entregamos florestas! A SOS Mata Atlântica está entre as organizações que mais plantou mudas de árvores nativas e acumulou experiência em projetos de restauração florestal e de fomento à cadeia de revegetação do bioma no país. Completando 28 anos de trabalho no campo e alcançando cerca de 42 milhões de mudas de árvores nativas plantadas, a Fundação lança um relatório para compartilhar sua história e inspirar outras pessoas e instituições que queiram contribuir, direta ou indiretamente, com a recuperação da Mata Atlântica, seja pelo apoio, execução ou financiamento de projetos ou por meio da pesquisa.

2022
Baixar

Alertas de Desmatamento na Mata Atlântica - fevereiro/2022

Este primeiro boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) da Mata Atlântica reúne alertas de desmatamento coletados e validados durante todo o ano de 2021, em adição aos desmatamentos já identificados no ano pelo Global Forest Watch (GFW), que foram a principal fonte de alertas mensais para o MapBiomas Alerta na Mata Atlântica.

fevereiro/2022
Baixar

Unidades de Conservação Municipais da Mata Atlântica

O levantamento aponta que a Mata Atlântica conta hoje com um total de 1.388 UCs municipais, 416 a mais que as identificadas no estudo anterior, publicado em 2017 – representando um acréscimo de quase 43%.

novembro/2021
Baixar

Áreas Protegidas e Municípios Costeiros da Mata Atlântica

Mais de 70% da população brasileira vive na Mata Atlântica e uma concentração demográfica ainda maior é encontrada próximo às áreas costeiras, onde também se desenvolvem manguezais, estuários, restingas, recifes de coral e outros ecossistemas que são importantes tanto para a manutenção da biodiversidade quanto para os serviços ecossistêmicos que beneficiam a sociedade.

Contribuição da Mata Atlântica para a NDC brasileira - Relatório completo

Análise histórica das emissões de GEE e potencial de mitigação até 2050

2021
Baixar

Resumo Executivo - Contribuição da Mata Atlântica para a NDC brasileira

Análise histórica das emissões de GEE e potencial de mitigação até 2050

2021
Baixar

Código Florestal na Mata Atlântica

O Código Florestal na Mata Atlântica - uma parceria da SOS Mata Atlântica, Imaflora, Observatório do Código Florestal e GeoLab-Esalq/USP - tem o objetivo de estimar o cumprimento do novo Código Florestal na Mata Atlântica e auxiliar na elaboração dos Programas Estaduais de Regularização Ambiental (PRAs).

2021
Baixar

Observando o Tietê

O retrato da qualidade da água e a evolução dos indicadores de impacto do Projeto Tietê.

2021
Baixar

Atlas da Mata Atlântica

Mapeamento do desmatamento da Mata Atlântica – Período 2019-2020.

2021
Baixar

Aqui tem mata

Bem-vindos à 2a edição da cartilha Aqui tem Mata?, um guia rápido especialmente desenvolvido para educadores e alunos.

2021
Baixar

Observando os Rios

O retrato da qualidade da água nas bacias hidrográficas da Mata Atlântica

2021
Baixar

Revista Science Advances

Artigo aborda a falsa estabilidade da cobertura florestal nativa na Mata Atlântica e comprova uma dinâmica de perda de floresta natural madura. Trabalho liderado por Marcos Reis Rosa, doutorando na área de Geografia na USP e coordenador técnico do MapBiomas.

Science Advances/ 2021
Baixar

Frente Parlamentar Ambientalista 2020

Relatório de Atividades da Frente Parlamentar Ambientalista

2020
Baixar

Observando os Rios

O retrato da qualidade da água nas bacias hidrográficas da Mata Atlântica

2020
Baixar

Observando os Rios

O retrato da qualidade da água nas bacias hidrográficas da Mata Atlântica

2019
Baixar

Expedição Paraopeba

O retrato da qualidade da água nas bacias dos rios Paraopeba e Alto São Francisco um ano após o rompimento da barragem Córrego do Feijão – Minas Gerais

2020
Baixar

Observando o Tietê

O retrato da qualidade da água e a evolução dos indicadores de impacto do Projeto Tietê

2019
Baixar

ICMS Ecológico e as Unidades de Conservação Municipais da Mata Atlântica

Cenário das UCs municipais da Mata Atlântica e o mecanismo do ICMS Ecológico

2019
Baixar

Atlas da Mata Atlântica

Mapeamento do desmatamento da Mata Atlântica – Período 2017-2018

2019
Baixar

RPPN Municipal Roteiro para o reconhecimento de Reserva Particular do Patrimônio Natural

RPPN Municipal Roteiro para o reconhecimento de Reserva Particular do Patrimônio Natural

2018
Baixar

Unidades de Conservação Municipais da Mata Atlântica

Unidades de Conservação Municipais da Mata Atlântica

2017
Baixar

Uma Lei para o Mar - Uso e conservação

Uma Lei para o Mar - Uso e conservação

2014
Baixar

Diagnósco e caracterização por percepção de bacias hidrográficas

Material distribuído de forma gratuita pelo programa Mãos à Obra pelo Tietê , dentro do componente de educação ambiental e mobilização social da segunda fase do projeto de despoluição do rio Tietê (Sabesp / BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento).

2005
Baixar

Faça o download grátis aqui

Basta preencher o formulário abaixo para ser redirecionado para o material e recebê-lo em seu e-mail:

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM Enviaremos sempre os melhores materiais, convites e notícias ❤