Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Dados da SOS Mata Atlântica poderão auxiliar criação de políticas públicas para água

Informações do projeto Observando os Rios são disponibilizadas em site de secretaria da cidade

15 de janeiro de 2021

Os dados de monitoramento da qualidade da água de rios e córregos produzidos pelos voluntários da Fundação SOS Mata Atlântica da cidade de São Paulo foram incluídos na base da Comissão de Segurança Hídrica da Prefeitura de São Paulo.

A Comissão integra a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e tem o objetivo de elaborar propostas ao executivo municipal para a implantação da Política Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas na capital paulista, além de desenvolver relatório sobre a segurança hídrica e seus indicadores.

Na prática, a Fundação SOS Mata Atlântica passa a ser uma das organizações que participam dos espaços de diálogo na construção das políticas públicas, contribuindo assim para a gestão da cidade.

Veja as informações no site da prefeitura de São Paulo.

“Ao compor com seus dados o quadro de elementos para avaliação da situação hídrica da cidade de São Paulo, a sociedade civil aponta a importância do diálogo entre poder público e as entidades sociais. Queremos a segurança hídrica, o saneamento e a transparência“, afirma Cesar Pegoraro, educador ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica.

A Comissão é fruto de uma mobilização da sociedade civil paulista pelo fomento à Política Municipal de Segurança Hídrica, criada em 2019. Na época, a Aliança pela Água, da qual a SOS Mata Atlântica faz parte, sugeriu um projeto de lei para implementação de uma política pela segurança hídrica da cidade. A lei foi aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Bruno Covas no Decreto n° 17.104/19.

Conheça mais o trabalho do projeto Observando os Rios e da SOS Mata Atlântica na causa Água Limpa.

Crédito: Fundação SOS Mata Atlântica/ Com informações da Comissão de Segurança Hídrica da Prefeitura de São Paulo.

COMPARTILHE